ARQS | Institucional

Autoridade Reguladora da Qualidade dos Serviços de Saúde (ARQS)

 

A Autoridade Reguladora da Qualidade dos Serviços de Saúde (ARQS) é um órgão colegiado criado pelo Governo do Ceará com o objetivo de regulamentar, monitorar, avaliar, fiscalizar e controlar a qualidade das ações e dos serviços de saúde prestados à população no Estado.

 

Integrante da estrutura da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), a ARQS constitui uma estratégia inovadora para promover a melhoria contínua da assistência à saúde e tem como premissa a busca pela transparência e comunicação clara com a sociedade, considerando que todos os esforços e atuação devem ser voltados para os usuários dos serviços de saúde.

Conselho Diretivo

 

 

Diana Oliveira

Diretora-presidente

 

Diana Oliveira assumiu a presidência da Autoridade Reguladora da Qualidade dos Serviços de Saúde (ARQS), cujo propósito é primar pela qualidade dos serviços de saúde e promover a transparência dessa entrega junto à população cearense. Diana é farmacêutica e mestre em Saúde Pública pela Universidade de Medicina Tropical de Liverpool/UK. Servidora da Sesa, exerceu a docência na ESP/CE, onde atuou em programas de capacitação de gestores dos sistemas locais de saúde, área da qual se tornou especialista na primeira turma da própria ESP/CE.

Cumpriu o Programa de Gestão Avançada da Amana-Key e do Haggai Institute/Hawai para desenvolvimento das habilidades de gestão, desenho de estratégias e liderança efetiva.

Coordenou a Vigilância Sanitária do Estado por seis anos e, nos últimos 15, foi gestora das Políticas de Regulação e Controle de Riscos de Alimentos e Serviços de Saúde na Anvisa, e de Regulação Técnica na Cassi. Também assessorou e apoiou tecnicamente a implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente no Ministério da Saúde.

 

Naara Pinheiro

Diretora

 

É graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e possui especializações em Saúde Pública, Enfermagem do Trabalho, Promoção à Saúde e Enfermagem Neonatal, além de mestrado em Gestão em Saúde pela Uece. Também é doutoranda em Saúde Coletiva.

Possui experiência nas áreas de saúde pública (Estratégia Saúde da Família), saúde mental, saúde do trabalhador e saúde suplementar. Foi coordenadora de Promoção à Saúde e gerente da área de Regulação da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi). Atuou como enfermeira no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Hospital de Saúde Mental (HSM) como servidora da Sesa. É também servidora pública da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de Fortaleza, com cargo de enfermeira plantonista hospitalar. Na ARQS ocupa a Diretoria Técnica.

 

Sarah Mendes D’Angelo

Diretora

 

Enfermeira (2011), epidemiologista, mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2020), especialista Vigilância em Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (2015). Também é especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Ceará (2012). É, ainda, gerente de projetos pela Tephinet (Network of Training Programs in Epidemiology and Public Health Interventions) e ProEpi (Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo) para o Field Epidemiology Training Program (FETP) África para São Tomé e Príncipe e Cabo Verde (2021/2022).

 

 

 

ARQS | Perguntas e Respostas

 

Saiba mais sobre a ARQS, órgão colegiado criado pelo Governo do Ceará com o objetivo de regulamentar, monitorar, avaliar, fiscalizar e controlar a qualidade das ações e dos serviços de saúde prestados à população no Estado.

 

Assista ao vídeo:

 

Representantes do Conselho Consultivo da ARQS

 

Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE)

 

Ana Valéria Escolástico Mendonça

Titular

Graduada em Administração Hospitalar na área de Saúde Pública pela Faculdade Gama Filho (FGF), atua como gerente administrativo do Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio) do Hospital Geral de Fortaleza, e como conselheira do Cesau/CE.

 

João Paulo Pereira Alves

Suplente

Graduado em Gestão Ambiental e mestrando em Política de Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é técnico de Extensão Rural da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), dirigente estadual e membro do coletivo de Saúde do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-CE). No Cesau/CE ocupa a função de conselheiro.

 

Ana Paula Silveira de Morais Vasconcelos

Titular

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), fez Residência em Saúde da Família pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), é especialista em Educação na Saúde para preceptores do SUS pelo Hospital Sírio Libanês e mestranda em Serviço Social, Trabalho e Questão Social pela Uece. É gestora, professora, pesquisadora e ocupa a função de conselheira no Cesau/CE.

 

Maria Angelita Ferreira da Silva

Suplente

Sanitarista graduada em Gestão em Saúde Pública pela Universidade Regional do Cariri (Urca); pós-graduada em Gestão em Serviços e Sistemas de Saúde pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP/CE), em Políticas de Saúde Informadas por Evidências pelo Instituto Sírio Libanês, e em Epidemiologia e Vigilância em Saúde pela Faculdade Unyleya/RJ. Ocupa o cargo de secretária adjunta na Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Alegre/CE e representa a gestão da saúde no Conselho Municipal de Saúde de Várzea Alegre (CMS/VA). No Conselho Estadual de Saúde (Cesau/CE), representa o segmento gestor/prestador/representante da Região de Saúde do Cariri.

 

Conselhos de fiscalização do exercício da profissão de saúde no Estado

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec)

 

Fernando Soares de Medeiros

Titular

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é médico no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) e no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Atua como conselheiro do Comitê de Ética e Diretor Clínico do Hospital São Raimundo, da Unimed e do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec), além de presidente da Cooperativa de Hemodinâmica do Estado do Ceará (Hemocoop).

 

Regina Lúcia Portela Diniz

Suplente

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atua como médica no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e na Prefeitura Municipal de Fortaleza. É docente do curso de Medicina da Unichristus e conselheira do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec). Tem experiência na área assistencial e docência em Pediatria, atuando nos seguintes temas: aleitamento materno, crescimento e desenvolvimento, nutrição infantil, qualidade dos cuidados de saúde e na área de Gestão em Saúde.

 

Conselho Regional de Farmácia do Estado do Ceará (CRF-CE)

 

Egberto Feitosa Filho

Titular

Farmacêutico graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é especialista em Análises Clínicas e Hematologia Clínica. É servidor público federal no Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HUWC/UFC/EBSERH), e servidor público municipal no Hospital Municipal de Maracanaú/CE. No CRF-CE ocupa a função de Conselheiro Federal.

 

Arlândia Cristina Lima Nobre de Moraes

Suplente

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado e doutorado em Farmacologia e também é advogada. É especialista em Indústria Farmacêutica pela UFC, em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Direito Processual Civil pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/RS). Atualmente, é professora titular da Universidade de Fortaleza (Unifor).

 

Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Ceará (Coren-CE)

 

Francisco Antônio da Cruz Mendonça

Titular

Enfermeiro e mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará e doutor em Saúde Coletiva pela Associação Ampla Uece/UFC/Unifor, é professor e coordenador de Pesquisa, Ensino e Extensão do curso de Psicologia do Centro Universitário Christus (Unichristus), coordenador de Negócios e Parcerias da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde) e conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE).

 

Leandro Rodrigues de Sena

Suplente

Mestrando em Tecnologia e Inovação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). É especialista em Pesquisa e Inovação em Saúde da Família (Universidade Federal do Ceará) e em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral (Faculdade Venda Nova do Imigrante), docente da Faculdade Paulo Picanço (FACPP) e enfermeiro assistencial no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC). Atualmente, é também conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE).

 

Serviços privados de saúde que participam do SUS de forma complementar

 

Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Estado do Ceará (Femice)

 

Rafael Vieira Lopes

Titular

Especialista em Administração Hospitalar com experiência em Gerenciamento de Processos e aplicação do PMBok na área da saúde, formação e experiência em Black Belt Lean Healthcare e Six Sigma, no desdobramento dos objetivos estratégicos por meio do Balanced Scorecard (KPI’s, SLA’s, Critical to Quality), ferramentas da qualidade voltadas à acreditação hospitalar e à segurança do paciente. Atua há 20 anos na Saúde Suplementar e há 13 na administração de hospitais.

 

Jimilly Mendonça Maciel Moreno

Suplente

Graduada em Direito, é advogada especialista na área da Saúde, Direito e Processo do Trabalho e possui MBA em Gestão em Saúde. É coordenadora da Federação dos Hospitais Filantrópicos do Estado do Ceará (Femice), membro titular da Comissão da Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ex-conselheira titular do segmento de Gestão do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza (CMSF) e do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE).

 

Prontocárdio

 

Beatriz Érika Guimarães

Titular

Enfermeira formada pelo Centro Universitário Christus (UniChristus), pós-graduanda em Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde e em Auditoria em Saúde. Atua como analista de Qualidade do Hospital Prontocárdio.

 

Edlayne Christine dos Santos Sousa

Suplente

Bacharel em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (Unifor), pós-graduanda em Gestão Hospitalar e Auditoria de Serviços de Saúde, e em Enfermagem em Estética Avançada. Atualmente, é enfermeira de Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e do Hospital Prontocardio.

 

Hospitais públicos estaduais

 

Secretaria Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade)

 

Maria Raquel Rodrigues Carvalho

Titular

Enfermeira, mestre e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), possui especialização em Auditoria em Serviços de Saúde Pública e Privada, e Enfermagem Obstétrica. Atualmente, é assessora Especial da Seade.

 

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará

 

Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems)

 

Ana Estela Fernandes Leite

Titular

Médica graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pediatra geral com residência em pediatria no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). Especialista em Pediatria e em Medicina Intensiva com Habilitação em Pediatria; em Gestão Hospitalar e Organizações de Saúde (UFC); e em Auditoria para Profissionais de Saúde (UFC). Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), atualmente é secretária municipal da Saúde de Fortaleza.

 

Islayne de Fátima Costa Ramos

Suplente

Enfermeira pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), possui experiência na área de Enfermagem com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Pública, Auditoria e Financiamento na Área de Saúde. Atualmente, é secretária de Saúde e auditora municipal da Prefeitura de Canindé.

 

Rilson Sousa de Andrade

Titular

Cirurgião Dentista pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com pós-graduação em Endodontia Clínica pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD/SP). Especialista em Saúde da Família (Universidade Federal do Ceará) e em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidência (Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL). Atualmente, exerce o cargo de vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems) e é secretário municipal de Saúde de Pindoretama-CE.

 

João de Castro Chagas Neto

Suplente

Economista pela Universidade de Fortaleza (Unifor), é especialista em Serviços e Sistema de Saúde (Universidade Federal do Ceará) e em Auditoria Pública e Privada em Saúde no Centro de Qualificação e Ensino Profissional (Cequale). É também mestre em Ciências Empresariais pela Universidade Fernando Pessoa, em Porto, Portugal. Atuou como secretário municipal de Finanças de Itapipoca-CE, foi secretário municipal de Educação e de Saúde em Uruburetama-CE. Atualmente, assume a pasta da Secretaria Municipal de Saúde de Ibaretama-CE.

 

Universidade Pública (área da saúde)

 

Universidade Estadual do Ceará (Uece)

 

Samya Coutinho de Oliveira

Titular

Enfermeira pela Universidade de Fortaleza (Unifor), especialista em Administração Hospitalar pela Faculdade de Ciências da Saúde São Camilo (FCSSC/São Paulo); em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em convênio com a Universidade Federal do Ceará (UFC); e em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). É mestre em Saúde Pública/Área de Concentração de Políticas de Saúde (Uece), professora adjunta do curso de Enfermagem da Uece e enfermeira do Ministério da Saúde (MS).

 

Ivelise Regina Canito Brasil

Suplente

Médica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Cirurgia e Anatomia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. É professora adjunta do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e cirurgiã da Unidade de Transplante Renal e Pancreático do Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

 

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE)

 

Guilherme Sampaio Landim

Suplente

Médico graduado pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ), foi prefeito de Brejo Santo-CE por duas vezes consecutivas. Atualmente, é deputado estadual e preside a Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE).

 

Augusta Brito

Suplente

Enfermeira e bacharel em Direito, é deputada estadual e presidente do Comitê de Estudos de Divisas e Limites Territoriais do Ceará. Também é vice-presidente da Comissão de Saúde e titular da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, e atua em mais 12 pastas na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE).

 

Com a palavra…

 

Maria Gleide de Oliveira

 

 

Diana Carmem de Oliveira