Ouvidoria

Como canal de mediação entre o poder público estadual e o cidadão, a Ouvidoria-Geral da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) é um instrumento de gestão voltado para o aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pelo sistema estadual de saúde, estando vinculada ao Gabinete do Secretário da Saúde.

A Ouvidoria-Geral é responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios, solicitações e pedidos de informações relativos ao atendimento prestado pelos serviços de saúde no âmbito do Estado do Ceará.

 

Atribuições

Como canal de mediação entre o poder público estadual e o cidadão, a Ouvidoria-Geral da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) é um instrumento de gestão voltado para o aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pelo sistema estadual de saúde, estando vinculada ao Gabinete do Secretário da Saúde.

A Ouvidoria-Geral é responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios, solicitações e pedidos de informações relativos ao atendimento prestado pelos serviços de saúde no âmbito do Estado do Ceará.

a) Receber e examinar as manifestações dos cidadãos relacionadas às ações e serviços de proteção, promoção e recuperação da saúde sob responsabilidade do Sistema Sesa;

b) Encaminhar aos órgãos competentes as manifestações recebidas, acompanhar suas soluções e fazer retornar aos cidadãos as informações sobre as providências adotadas;

c) Zelar pela preservação dos aspectos éticos, de privacidade e confiabilidade em todas as etapas do processo de recebimento e encaminhamento das manifestações dos usuários;

d) Fornecer orientações sobre o funcionamento do SUS, bem como os direitos dos cidadãos pertinentes aos serviços de saúde pública;

e) Implementar ações de incentivo à participação dos usuários no processo de avaliação dos serviços prestados pelo SUS no âmbito do Estado;

f) Estimular e apoiar o processo de descentralização das ouvidorias do SUS no Ceará;

g) Coordenar a Rede de Ouvidorias da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, que congrega os serviços de ouvidorias existentes nas unidades prestadoras de serviço da Secretaria e nas Coordenadorias Regionais de Saúde, composta, atualmente, por 70 ouvidorias;

h) Organizar e sistematizar o conjunto das manifestações recebidas pela Rede de Ouvidorias da Sesa, visando subsidiar a análise do Sistema de Saúde no Estado e, mais especificamente, a avaliação dos serviços ofertados pela Secretaria;

i) Incentivar e apoiar a realização de estudos e pesquisas visando à produção do conhecimento no campo das ouvidorias do SUS;

j) Articular e monitorar a Carta de Serviços nas unidades da Sesa;

k) Gerenciar a pesquisa de satisfação dos serviços prestados pelas unidades da Sesa.

l) Assegurar o cumprimento das normas relativas ao acesso à informação, monitorando sua implementação e orientando as unidades da Secretaria.

Canais Oficiais

 

 

 

Outras informações

Atendimento: 0800.275.1520

Central da Ouvidoria-Geral do SUS/MS: 136

Central da Plataforma Ceará Transparente: 155

E-mail: ouvidoriasesa@saude.ce.gov.br

Atendimento presencial na Ouvidoria-Geral da Sesa: das 8 às 12h e das 13 às 17h, na Avenida Almirante Barroso, 600 – Praia de Iracema.

Ouvidora-Geral da Sesa

Márcia Maria Mororó Monteiro Muniz
marcia.monteiro@saude.ce.gov.br
(85) 3101.4884