Tabnet – Ceará

Tecnologia DATASUS

 

O programa TabNet foi elaborado pelo DATASUS com a finalidade de permitir às equipes técnicas do Ministério da Saúde, das Secretarias Estaduais de Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde a realização de tabulações rápidas sobre os arquivos .DBF, que constituem os componentes básicos dos Sistemas de Informações do Sistema Único de Saúde dentro de suas Intranets ou em seus sites Internet.

 

Os seguintes requisitos foram considerados essenciais para permitir a ampla utilização do programa:

 

– Ser suficientemente rápido, de forma a permitir a tabulação de grandes massas de dados em servidores linha Intel, equipamentos de baixo custo.

 

– Interface simples de interação com o usuário concentrando todas as opções de tabulação em um único questionário – FORM (formulário HTML).

 

– Forma aberta de inclusão de novas definições de arquivos e de tabelas de conversão de variáveis sem alterar o programa, de maneira a permitir que, no campo, as equipes técnicas das Secretarias de Saúde o utilizassem para realizar tabulações de outros tipos de .DBF.

 

– Concatenar logicamente arquivos de anos ou meses diferentes produzindo séries históricas dos dados.

 

– Transferir para o usuário, via Intranet ou Internet, os dados no formato do TABWIN para permitir aos mesmos integrar em uma mesma planilha dados de bases diferentes, calcular indicadores, e produzir gráficos e mapas a partir dessas informações.

 

Indicadores:

 

PNI – Programa Nacional de Imunizações

 

SIA – Sistema de Informações Ambulatoriais

 

SIH – Sistema de Informações Hospitalares

 

SIM – Sistema de Informação sobre Mortalidade

 

SINASC – Sistema de Informações de Nascidos Vivos

 

SINAN – Sistema de Informações de Agravos de Notificação

 

SIAB – Sistema de Informações da Atenção Básica