Instituto de Prevenção do Câncer (IPC)

 

 

O Instituto de Prevenção do Câncer (IPC) foi criado em 14 de abril de 1969. Sua primeira sede funcionou na Rua 25 de Março, nº 607, e, em 1976, foi transferido para o endereço atual, na Rua Walter Bezerra de Sá, nº 58, formando com o Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) um complexo de Saúde Pública.

 

Com a criação e implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), o IPC foi se adequando a um novo perfil, mantendo, porém, como principal missão, a contribuição para a melhoria da qualidade de vida da mulher, diminuindo a morbimortalidade por doenças relacionadas ao câncer, em especial, ao câncer do colo do útero e de mama. Suas ações se ampliaram e ganharam relevância estadual.

 

Atualmente, é referência secundária para o diagnóstico e tratamento precoce de lesões precursoras do câncer do colo do útero e mama, e também referência para os municípios cearenses na condução das políticas de controle desses cânceres. Ainda mantém, em parceria com o município de Fortaleza, coleta sistemática do exame primário de prevenção do câncer do colo do útero, tornando-se um centro de treinamento para profissionais dos mais distantes municípios do Estado que precisam se aperfeiçoar nessa técnica.

 

De 2000 a 2013, o IPC ganhou projeção nacional e internacional ao ser escolhido como um Centro de Pesquisa para um Estudo Multicêntrico com participação de centros dos Estados Unidos, Canadá e de outras cidades do Brasil, como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas, para o desenvolvimento da vacina contra o HPV, principal responsável pelo câncer do colo do útero. O IPC está na vanguarda da prevenção primária desse agravo.