Serviço de Verificação de Óbito Dr. Rocha Furtado (SVO)

O Serviço de Verificação de Óbito Dr. Rocha Furtado (SVO) é uma unidade pertencente à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), vinculada à Vigilância em Saúde. A instituição foi inaugurada em maio de 2005 para esclarecimento das causas dos óbitos de morte natural em situações em que não houve assistência médica ou sem elucidação diagnóstica, mesmo com assistência médica.

 

O diagnóstico da causa real do óbito possibilita benefícios para a comunidade, com impacto positivo na saúde e na proteção social, permitindo a elaboração de políticas de saúde, aumentando a eficácia das ações. Além disso, atua no combate e controle de doenças que ameaçam a vida da população.

 

Entre as atividades realizadas pelo SVO está a autópsia minimamente invasiva (AMI), uma proposta alternativa à autópsia convencional. Realizada por meio da punção, amostragem de tecido de órgãos-chave guiada por tomografia computadorizada (TC) ou ultrassonografia, o procedimento não necessita de abertura do corpo, como ocorre na técnica tradicional. Um dos principais ganhos é a possibilidade de maior adesão das famílias na autorização de necropsias, bem como o aumento das chances de identificar mortes relacionadas às arboviroses e outras doenças infectocontagiosas.

 

No âmbito social, realiza a emissão da Declaração de Óbito, documento necessário para o registro da morte, sepultamento e obtenção de pecúlios. A unidade concede, por meio do serviço social, benefício eventual do auxílio-funeral, que viabiliza acesso aos serviços funerários, transporte do corpo e sepultamento em cemitério, cumprindo, assim, o compromisso de concluir de forma digna a assistência ao ciclo vital do cidadão. O SVO funciona 24 horas para recebimento e liberação de corpos junto com as respectivas Declarações de Óbito.

 

Na área do ensino, o SVO é referência em necropsias, junto à comissão de residência médica, para estágio de médicos residentes em Patologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Hospital do Câncer. A instituição representa, ainda, um campo de prática para estagiários dos cursos de Serviço Social e Medicina de universidades públicas e privadas. Tem assento no Conselho Estadual de Distribuição de Cadáveres do Ceará, ligado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), ao qual compete a distribuição de cadáveres não reclamados e doados para fins de ensino e pesquisa a instituições de ensino superior.

 

A instituição também realiza atendimento domiciliar por meio do SVO Móvel. O serviço complementa a assistência dada à população. Há uma equipe composta por médicos e assistentes sociais. Além disso, médicos em unidades de saúde, inclusive no interior do Estado, têm acesso a orientações sobre preenchimento das Declarações de Óbito e a outros encaminhamentos relativos à assistência ao óbito.