Centro de Dermatologia Dona Libânia

 

O Centro de Referência em Dermatologia Dona Libânia (CDERM) é a unidade da Secretaria da Saúde do Estado referência no Ceará para doenças dermatológicas, além de ser parâmetro nacional do Ministério da Saúde para hanseníase. Tem como missão desenvolver atividades de assistência, ensino e pesquisa em dermatologia. Desempenha um importante papel no diagnóstico e tratamento destas afecções, além de promover atividades de capacitação e ensino a acadêmicos e profissionais de várias áreas de conhecimento, tais como medicina, enfermagem, bioquímica, fisioterapia e terapia ocupacional. O CDERM desenvolve, ainda, atividades de pesquisa na área de hanseníase e dermatologia em parceria com diversas instituições nacionais e internacionais.

 

Em 1974, o Centro era responsável pelo tratamento de tuberculose e hanseníase. As outras dermatoses foram incluídas à carta de serviços em 1985. No ano de 1996, passou a ser referência estadual para problemas dermatológicos, assumindo assim o seu nome. A ampliação do espaço físico permitiu a realização de novos serviços: cirurgias dermatológicas, fisioterapia, estomatologia, entre outros, além da expansão da área laboratorial, incluindo exames de hematologia e bioquímica, histopatologia, bacteriologia e micologia.

 

Consolidou-se em 1999 como instituição de ensino, por meio da criação do Programa de Residência Médica em Dermatologia, credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e posteriormente pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação. Recebeu reconhecimento do Ministério da Saúde, em 2003, como serviço de referência nacional em dermatologia sanitária, com ênfase em hanseníase.

Conheça o Dona Libânia