A Secretaria

 

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) é um órgão da administração direta do Governo Estadual. Gerencia no Estado o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Missão

 

Promover a saúde e o bem-estar das pessoas, implementando políticas públicas pautadas na universalidade, integralidade e equidade.

 

Visão

 

Ser reconhecida pelas pessoas como instituição de saúde acessível, integrada, sustentável e com excelência.

 

Valores

 

a) Eficiência e Sustentabilidade;
b) Valorização das pessoas;
c) Comprometimento com o SUS;
d) Transparência;
e) Inovação e Conhecimento;
f) Humanização;
g) Inclusão e diversidade;
h) Ética;

 

 

História

 

 

No dia 27 de junho de 1961, o então governador do Ceará, Parsifal Barroso, dividiu a Secretaria de Educação e Saúde em duas: Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Saúde e Assistência. A lei que criou a Secretaria de Saúde e Assistência foi a 5.427, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 28 de junho de 1961.

 

De lá para cá, a expansão da Sesa, reconhecendo o direito à saúde e acompanhando as necessidades da população, é uma realidade. O número de hospitais e unidades que integram a rede estadual é bem maior. De seis hospitais (Hospital Geral de Fortaleza, Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Hospital Geral Dr. César Cals, Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital São José, Hospital de Saúde Mental de Messejana), a rede cresceu para treze, sendo 9 em Fortaleza e 4 no interior do Estado. A ampliação começou com o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, que abriu as portas para a população em 2002.

 

No dia 8 de abril de 2011, um marco histórico para a saúde pública aconteceu: a inauguração do primeiro hospital público estadual de alta complexidade no interior do Ceará, o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. Com 294 leitos, foi construído pelo Governo do Estado para atender 1 milhão e 400 mil habitantes das regiões do Cariri e Centro Sul. No mesmo ano, em 1º de junho, a rede estadual, com gestão direta pela Sesa, ganhou mais um hospital: o Hospital Geral da Polícia Militar José Martiniano de Alencar saiu da Secretaria de Segurança e passou a ser da Secretaria da Saúde do Estado, ganhando estruturas novas com reforma e ampliação dos centros de imagem e cirúrgico, além da maternidade. Através de decreto do governador, atualmente o hospital é gerenciado pela Sesa.

 

Em 18 de janeiro de 2013, foi inaugurado o terceiro hospital público de alta complexidade no interior, construído pelo Governo do Ceará. O Hospital Regional Norte, em Sobral, atende a população dos 55 municípios da região. Em 2016, iniciou o funcionamento do terceiro hospital terciário no interior. Em Quixeramobim, o Hospital Regional Sertão Central atende a população de 631.037 habitantes dos 20 municípios desta região de saúde – rede de assistência.

 

Já em 2021, seguindo a premissa de proporcionar à população de todas as cinco regiões de saúde o acesso a hospitais regionais de alta complexidade, foi inaugurado o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte. A unidade atende 550 mil cearenses dos 20 municípios da região.

 

Além de hospitais, a rede de assistência amplia e facilita o acesso a consultas, exames e cirurgias de média complexidade. Tudo isso nas policlínicas regionais. São 22 em diferentes regiões de saúde do Estado. Nelas, a população realiza, com dia e horário marcados, consultas para especialistas em até 13 áreas da medicina. Na policlínica, a mulher faz a consulta com o mastologista e tem garantido o exame de mamografia. Ou seja, o atendimento é integral. No caso do homem, é atendido pelo médico urologista e lá mesmo é encaminhado para exames e diagnóstico da próstata.

 

A ampliação da rede de assistência veio acompanhada de inovações tecnológicas. Um dos maiores exemplos de modernidade tecnológica está no Hospital Regional do Cariri. A população da região, incluindo os moradores das regionais de Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, Iguatu e Icó, não precisa se deslocar para a capital para ter acesso à ressonância magnética. A primeira ressonância magnética na rede pública do interior foi realizada no HRC no dia 6 de junho de 2011. Até então, somente o Hospital Geral de Fortaleza, na capital, fazia esse tipo de exame.

 

Com a rede de assistência ampliada, novos modelos de gestão foram implantados, com destaque para os consórcios públicos de saúde. Para fortalecer a regionalização e descentralizar a gestão, em 2007, a Sesa marcou a história da saúde pública. Os gestores municipais foram mobilizados para conhecer a inédita estratégia de gestão, assumindo, junto com o Governo do Estado, a gestão e o custeio das novas unidades de saúde, entre elas as policlínicas e os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs regionais). E o que era sonho para democratizar cada vez mais a saúde virou realidade: a gestão das 22 policlínicas e dos 22 CEOs regionais é através de consórcios públicos de saúde.