Laboratório Central de Saúde Pública

 

 

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) integra o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (Sislab), sendo a unidade laboratorial de referência do Ceará e uma instituição pública estratégica para as ações de Vigilância em Saúde. O laboratório, desde sua criação, em 1977, tem se engajado fortemente nas questões relacionadas à saúde pública e ao bem-estar da população. Sua história se confunde com a trajetória cearense de enfrentamento aos principais problemas e emergências de saúde do Ceará.

 

As respostas dadas em situações críticas dos últimos anos, como foram os casos da emergência sanitária da epidemia de zika vírus, da situação da dengue e chikungunya, assim como da pandemia pela covid-19, são exemplos da relevância da instituição na resposta aos problemas sanitários.

 

O laboratório promove a vigilância laboratorial por meio da realização de análises de excelência, gerando conhecimento, fortalecendo as ações de vigilância em saúde. O Lacen realiza análises para o diagnóstico laboratorial de doenças de notificação compulsória e outros agravos de interesse epidemiológico; também realiza o controle de qualidade de produtos (água, alimentos, medicamentos, saneantes e cosméticos) sujeitos ao controle sanitário e ambiental, e coordena a Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública.

 

Identidade organizacional

 

Missão

 

Realizar vigilância laboratorial por meio de análises de excelência, fortalecendo as ações de vigilância em saúde.

 

Visão

 

Ser reconhecido como Laboratório de excelência e como unidade de resposta rápida para o enfrentamento das emergências em saúde pública.

 

Valores

 

1) Eficiência e Sustentabilidade;
2) Valorização das pessoas;
3) Comprometimento com o SUS;
4) Transparência;
5) Inovação e Conhecimento;
6) Humanização;
7) Inclusão e diversidade;
8) Ética.