Diretoria

 

Ítalo José Mesquita Cavalcante

Diretor-geral

 

Farmacêutico-bioquímico pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre e doutor em Farmacologia pela UFC.

 

Ana Carolina Barjud Marques Máximo

Assessora Técnica da Direção

 

Graduada em Farmácia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com habilitação em Farmácia Industrial e Bioquímica Clínica. É especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo Centro de Especialização em Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Possui MBA em Gestão de Negócios em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestrado em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Tem experiência na área de análises clínicas, análises de saúde pública, gestão em saúde e gestão da qualidade. É servidora pública da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

 

Elza Gadelha Lima

Chefe da Divisão da Qualidade de Biossegurança

 

Doutora em Biotecnologia em Saúde e Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. MBA em Gestão de Negócios. Saúde FGV; Farmacêutica – Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Especialista em Biossegurança pela Universidade Federal do Ceará; Especialista em Vigilância Epidemiológica pela Escola de Saúde Pública; Especialista em Gestão Pública e Desenvolvimento Gerencial pela Universidade Estadual do Ceará. Instrutora em treinamentos de Biossegurança; em formação de auditores internos – NBR ISO 19011: 2018 – Diretrizes para auditoria de Sistemas de Gestão; E em Interpretação das normas de qualidade: ABNT ISO IEC 17025:2017 – Requisitos Gerais para a Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração; ABNT NBR ISO 15189:2015 – Laboratórios clínicos – Requisitos de qualidade e competência. Atualmente é chefe da Divisão da Qualidade e Biossegurança do Laboratório Central de Saúde Pública / Secretaria da Saúde do Estado do Ceará; Professora do Centro Universitário Christus – Unichristus da disciplina de Gestão Laboratorial e Controle de Qualidade; Vice Coordenadora e Professora do Curso de especialização em Análises Clinicas e Gestão da Qualidade em Laboratórios da Universidade Estadual do Ceará – UECE e Professora do Curso de especialização em Hematologia Clinica e Banco de Sangue da Unichristus.

 

Karene Ferreira Cavalcante

Chefe da Divisão de Biologia Médica

 

Graduada em Farmácia pela Universidade de Fortaleza. Mestranda em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará, Especialização em Biotecnologia e Biologia Molecular aplicadas à Saúde, pela Universidade Estadual do Ceará (em conclusão). Atua nas áreas de Epidemiologia, Bacteriologia e Virologia, com ênfase na vigilância laboratorial das Meningites/Encefalites, Resistência bacteriana, Coqueluche, Vírus respiratórios e investigação de surtos. É membro efetivo do Programa de Gerenciamento da Terapia Antimicrobiana (Stewardship), da Rede SESA (Secretária da Saúde do Ceará) e membro executivo da Coordenação Estadual de Segurança do Paciente e de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. Atualmente compõe a equipe de diagnóstico molecular e sequenciamento genético do SARS-CoV-2 no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (LACEN-CE).

 

Rosiane Marcelino Lobo Fernandes

Chefe do Centro de Vigilância Epidemiológica

 

Farmacêutica-Bioquímica e especialista em Análises Clínicas e em Hematologia Clínica pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Fátima Suely Brasileiro Capistrano Bezerra

Chefe da Divisão de Produtos

 

Possui graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Tem experiência na área de Bromatologia, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade laboratorial, vigilância sanitária, bromatologia e analista na área de agrotóxicos de alimentos.

 

Laura Gilvanir Pinheiro Santiago

Chefe do Centro de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador

 

Tecnóloga em Saneamento Ambiental pela Universidade de Fortaleza (1981) e especialista em Educação em Saúde Pública pela Universidade de Fortaleza (Unifor).

 

Lauro Santos Neto

Chefe da Divisão da Rede de Laboratórios Regionais

 

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Engenharia de Segurança do Trabalho, Biossegurança de Laboratórios e Engenharia Clínica.

 

Suzana dos Santos Nocrato Sherlock

Chefe da Divisão Administrativo-financeira

 

Possui graduação em Economia pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e pós-graduação em Economia da Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).