Conselho Diretivo

 

 

Diana Oliveira

Diretora-presidente

 

Diana Oliveira assumiu a presidência da Autoridade Reguladora da Qualidade dos Serviços de Saúde (ARQS), cujo propósito é primar pela qualidade dos serviços de saúde e promover a transparência dessa entrega junto à população cearense. Diana é farmacêutica e mestre em Saúde Pública pela Universidade de Medicina Tropical de Liverpool/UK. Servidora da Sesa, exerceu a docência na ESP/CE, onde atuou em programas de capacitação de gestores dos sistemas locais de saúde, área da qual se tornou especialista na primeira turma da própria ESP/CE.

Cumpriu o Programa de Gestão Avançada da Amana-Key e do Haggai Institute/Hawai para desenvolvimento das habilidades de gestão, desenho de estratégias e liderança efetiva.

Coordenou a Vigilância Sanitária do Estado por seis anos e, nos últimos 15, foi gestora das Políticas de Regulação e Controle de Riscos de Alimentos e Serviços de Saúde na Anvisa, e de Regulação Técnica na Cassi. Também assessorou e apoiou tecnicamente a implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente no Ministério da Saúde.

 

Naara Pinheiro

Diretora

 

É graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e possui especializações em Saúde Pública, Enfermagem do Trabalho, Promoção à Saúde e Enfermagem Neonatal, além de mestrado em Gestão em Saúde pela Uece. Também é doutoranda em Saúde Coletiva.

Possui experiência nas áreas de saúde pública (Estratégia Saúde da Família), saúde mental, saúde do trabalhador e saúde suplementar. Foi coordenadora de Promoção à Saúde e gerente da área de Regulação da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi). Atuou como enfermeira no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no Hospital de Saúde Mental (HSM) como servidora da Sesa. É também servidora pública da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de Fortaleza, com cargo de enfermeira plantonista hospitalar. Na ARQS ocupa a Diretoria Técnica.

 

Sarah Mendes D’Angelo

Diretora

 

Enfermeira (2011), epidemiologista, mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2020), especialista Vigilância em Saúde pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (2015). Também é especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Ceará (2012). É, ainda, gerente de projetos pela Tephinet (Network of Training Programs in Epidemiology and Public Health Interventions) e ProEpi (Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo) para o Field Epidemiology Training Program (FETP) África para São Tomé e Príncipe e Cabo Verde (2021/2022).

 

 

 

Ex-diretoras

 

Magda Moura de Almeida

Período: 17/03/2020 a 13/09/2021

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi médica da família e comunidade pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). É especialista em educação para profissionais da saúde. Foi professora adjunta do Departamento de Saúde Comunitária da UFC e diretora de Medicina Rural da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. É mestre em Saúde Pública pela UFC e doutora em Ciências Médicas pela Unicamp. Na Secretaria da Saúde do Ceará, foi coordenadora de Políticas e Atenção à Saúde e secretária executiva de Vigilância e Regulação.

 

 

Ricristhi Gonçalves de Aguiar Gomes

Período: 14/09/2021 a 27/05/2022

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestre em Saúde Pública (UFC), especialista em Entomologia Médica e em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS) pelo Instituto Oswaldo Cruz. Servidora pública estadual desde 2011, é membro do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento ao Aedes aegypti e do Comitê Gestor de Enfrentamento à Covid-19. É professora visitante da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). Colabora com pesquisas na área de controle de insetos vetores, resistência a inseticidas e epidemiologia aplicada aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Na Secretaria da Saúde do Ceará, foi secretária executiva de Vigilância e Regulação.