Informações Objetivas da Qualidade (IOQ)

 

A publicação Informações Objetivas da Qualidade (IOQ) é um documento técnico bimestral publicado pela Autoridade Reguladora da Qualidade dos Serviços de Saúde (ARQS) desde 2021 e tem como propósito atender à competência XII da Lei 17.195/2020 de “promover ações educativas de modo permanente para melhoria dos padrões de qualidade nos serviços de saúde”. As IOQs possuem uma linguagem direta e visam levar informações relacionadas à qualidade da assistência a gestores e profissionais da área. Cada publicação aborda um assunto que abrange diversas vertentes.

 

Edições

 

Edição Atual

 
NÚMERO 02, ANO 2023
A Auditoria Interna como boa prática para a Gestão Organizacional dos Serviços de Saúde
Maria Ludimila Arruda Frota Rocha, Elica Xavier.
 

Edições Anteriores

 
NÚMERO 01, ANO 2023
Cadeia de Suprimentos e Logística nos Serviços Hospitalares
Maria Ludimila Arruda Frota Rocha, Joélia Rodrigues da Silva.
 
NÚMERO 06, ANO 2022
Gestão de Documentos Hospitalares: Uma boa prática para dar agilidade, segurança e efetividade aos processos
Francisca Danielle Guedes, Maria Ludimila Arruda Frota Rocha, Diana Carmem Almeida Nunes de Oliveira.

 

NÚMERO 05, ANO 2022
Boas Práticas para o Uso Seguro dos Medicamentos – 3º Desafio Global para Segurança do Paciente: medicação sem danos
Ana Cláudia de Brito Passos, Mirian Parente Monteiro.

 

NÚMERO 04, ANO 2022
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES): Instrumento para gestão, planejamento, controle e avaliação das ações do sistema de saúde

Diana Carmem Almeida Nunes de Oliveira, Naara Régia Pinheiro Cavalcante.

 

NÚMERO 03, ANO 2022
Carta de Serviços ao Usuário: Uma boa prática para a eficiência, a qualidade e a transparência dos serviços de saúde

Diana Carmen Almeida Nunes de Oliveira, Naara Régia Pinheiro Cavalcante, Maria Ludimila Arruda Frota Rocha.

 

NÚMERO 02, ANO 2022
Boas práticas da atenção centrada no paciente: O cuidado personalizado

Diana Carmen Almeida Nunes de Oliveira, Naara Régia Pinheiro Cavalcante, Maria Ludimila Arruda Frota Rocha.

 

NÚMERO 01, ANO 2022
Boas práticas para gestão organizacional: Garantia de qualidade para o funcionamento do serviço

Diana Carmen Almeida Nunes de Oliveira, Naara Régia Pinheiro Cavalcante

 

NÚMERO 06, ANO 2021
Boas práticas para o acesso oportuno: Acesso ao cuidado adequado no tempo oportuno

Diana Carmen Almeida Nunes de Oliveira, Naara Régia Pinheiro Cavalcante, Carlos Bruno Silveira

 

NÚMERO 05, ANO 2021
Boas práticas para o cuidado e a segurança do paciente: Sistemas de saúde seguros diminuem o risco de dano aos pacientes

Diana Carmen Almeida Nunes de Oliveira, Naara Régia Pinheiro Cavalcante, Carlos Bruno Silveira, Marina Castro Sobral

 

NÚMERO 04, ANO 2021
Boas práticas para a qualidade dos serviços de saúde

Diana Carmen Almeida Nunes de Oliveira, Carlos Bruno Silveira, Marina Castro Sobral, Naara Régia Pinheiro Cavalcante

 

NÚMERO 03, ANO 2021
A cultura de segurança nos serviços de saúde: Um caminho para práticas seguras

Naara Régia Pinheiro Cavalcante, Diana Carmen Almeida Nunes de Oliveira, Carlos Bruno Silveira

 

NÚMERO 02, ANO 2021
A regulação, a vigilância e a qualidade do cuidado: A fragmentação das ações e os custos da assistência

Diana Carmen Almeida Nunes de Oliveira, Naara Régia Pinheiro Cavalcante, Carlos Bruno Silveira

 

NÚMERO 01, ANO 2021
ARQS: Estratégias para a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde (um processo coletivo, dinâmico e permanente)

Diana Carmen Almeida Nunes de Oliveira, Naara Régia Pinheiro Cavalcante, Carlos Bruno Silveira