Audiência pública: Saúde do Ceará apresenta relatório do quadrimestre de gestão

15 de junho de 2023 - 17:32 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Levi Aguiar
Fotos:Máximo Moura (Alece)

A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, apresentou o RDQA na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira

A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, apresentou o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), na quarta-feira, 14. O Relatório é uma ferramenta usada para prestação de contas com a população e assegura a transparência das ações da pasta. A exposição corresponde aos indicadores do terceiro quadrimestre de 2022.

Foram pontuiados assuntos referentes aos resultados e avanços na rede de assistência à saúde

Durante a audiência, a titular da Secretaria da Saúde (Sesa) pontuou assuntos referentes aos resultados e avanços na rede de assistência à saúde, indicadores de atenção à saúde e recursos orçamentários. A apresentação foi iniciada com a exposição das iniciativas de regionalização da saúde e práticas de fortalecimento.

“A Secretaria promoveu oficinas de integração da Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). Nós realizamos também atualizações no site Saúde Digital e o cumprimento dos requisitos de transparência em relação aos contratos e transferências de recursos”, afirma a gestora da pasta, Tânia Mara Coelho.

Referente aos indicadores de atenção à saúde, a gestora trouxe dados sobre a produção de atenção básica, número de consultas ambulatoriais, mortalidade, número de internações na rede hospitalar e principais causas de internação. “Os números mostram que a gente precisa, realmente, fortalecer a atenção primária”, defende Tânia Mara Coelho.

“Além disso, os levantamentos atuais ressaltam o grande impacto negativo da covid-19, sobretudo nos anos de 2020 e 2021. É muito marcante o efeito dessa pandemia, principalmente nos dados de mortalidade. Em contrapartida, com a aplicação das vacinas na população, visualizamos uma mudança no cenário, refletindo o decréscimo de internações e mortalidade pela doença”, acrescenta.

Com relação aos recursos orçamentários, o Ceará teve uma receita líquida de imposto e transferências constitucionais legais de mais de R$ 26 bilhões. Sobre as despesas com ações de serviços públicos de saúde, o Estado registrou mais de R$ 4 bilhões. “Atualmente o Ceará investiu, em saúde, 16,28% de sua receita. O que se preconiza pela Constituição Federal são 12%. O Ceará já superou o que a Constituição prescreve”, diz.

Audiência pública foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece)

Entre os avanços e conquistas do quadrimestre, estão também o lançamento pioneiro entre as secretarias estaduais da Política de Comunicação da Sesa; a iniciativa do Centro de Convivência Antônio Diogo, no combate a hanseníase, que recebeu menção honrosa do Ministério da Saúde; a eleição do Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA) como o 2º melhor hospital público do Brasil; a exposição fotográfica inédita de pessoas HIV positivo no Hospital São José (HSJ); entre outros.