Saúde do Ceará, Governo Federal e BID realizam visita ao Hospital Regional Vale do Jaguaribe

19 de abril de 2024 - 08:53 # # # #

Assessoria de Comunicação do HRVJ
Texto: Joelton Barboza
Fotos: Joelton Barboza e Fátima Holanda

Hospital Regional Vale do Jaguaribe foi inaugurado em 2021

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou uma visita, nesta quinta-feira (18), com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), parceiro financiador do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde (Proexmaes), e os Ministérios do Planejamento e do Tesouro Nacional. O encontro aconteceu no Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte. A unidade foi construída e equipada a partir de recursos do programa.

Foram apresentados números de atendimentos e procedimentos feitos no HRVJ

Estiveram presentes a titular da Sesa, Tânia Mara Coelho, o secretário executivo administrativo-financeiro, Luiz Otavio Sobreira Rocha Filho e o coordenador da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) da Sesa, Domenico Abbate, além de outros gestores da Saúde. “Parcerias como essa são muito importantes. Com elas, estamos conseguindo proporcionar atendimento com dignidade à nossa população”, destaca a secretária.

A visita fez parte de uma programação que começou na quarta-feira (17), quando ocorreu a revisão de carteira, uma reunião semestral na qual o BID e representantes pela garantia financeira do crédito externo – o Governo Federal – avaliam os avanços do Proexmaes e seus resultados.

Nesta quinta-feira, foram apresentados os números de atendimentos e procedimentos feitos no HRVJ. O diretor-geral da unidade, Bergson de Brito, elencou os setores em funcionamento, bem como guiou a equipe pelos setores, juntamente com a diretora administrativa, Sabrina Becker, e a diretora de Gestão do Cuidado, Ana Paula de Freitas.

A visita foi guiada por gestores da unidade nesta quinta-feira (18)

O representante do BID, Ian MacArthur, enfatizou a boa infraestrutura do HRVJ e a manutenção do equipamento. “Tudo isso, verificamos durante a etapa de licitação, de aquisição e nos desenhos da obra, e tudo foi implementado de acordo com o previsto e, agora, observando a apresentação, vimos as atenções, a produção do hospital e está funcionando plenamente”, destaca.

O subsecretário de Financiamento Externo e Comércio Exterior do Ministério do Planejamento e Orçamento, Paulo Henrique Mendes, também comentou sobre a estrutura do hospital. “Normalmente não estamos acostumados e ver um hospital público com uma qualidade tão boa quanto essa, super novo e bem cuidado. As obras são incríveis e os equipamentos são muito bons também. Não imaginava que tinha um hospital tão bom assim no interior do Ceará”, diz.

Equipe da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) da Sesa esteve em Limoeiro do Norte na última quinta-feira (18)

Proexmaes

Reunião de revisão de carteira ocorre semestralmente

O Programa investe em projetos estratégicos voltadas para a melhoria e ampliação do atendimento no sistema público de saúde do Ceará. A iniciativa tem investimento do BID e contrapartida do Governo do Estado. O primeiro programa, implementado entre 2007 e 2016, possibilitou a criação das Policlínicas e dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), além da construção dos Hospitais Regionais do Cariri, Sobral e Quixeramobim.

No segundo programa, foi construído e equipado o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, além de ter sido renovado o PAC de equipamentos médico-hospitalares de diversas unidades de saúde e a acreditação de dez unidades da Rede Sesa, entre outras ações. O HRVJ foi inaugurado em 25 de novembro de 2021, e está localizado no município de Limoeiro do Norte – CE, na Macrorregião Litoral Leste/Jaguaribe, proporcionando atendimento médico-hospitalar à população de pelo menos 20 municípios, cerca de 550 mil cearenses.

Atualmente, o Proexmaes II tem percentual de execução de 88%. Os recursos foram investidos em melhorias de CEOs, hospitais e UPAs geridas pela Rede Sesa, além de Policlínicas, Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH) e Serviço de Atendimento Móveis de Urgência (Samu 192 Ceará).