Sesa firma compromisso com CGE para realização de consultoria em gestão de riscos
3 de maio de 2024 - 14:11 #cge #Consultoria #gestão em saúde
Assessoria de Comunicação da Sesa e da CGE
Fotos: Levi Aguiar
Termo de Compromisso com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) foi assinado nesta quinta (2)
Na tarde da última quinta-feira (2), a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) assinou o Termo de Compromisso com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) para prestação de consultoria em Gestão de Risco. O ato contou com a presença do secretário executivo da CGE, Marconi Lemos. A assinatura foi realizada pela secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, estando presentes também representantes da equipe de Coordenadoria de Auditoria Interna da CGE e representantes do corpo técnico da Sesa.
O acordo marca o início do auxílio estratégico da CGE à Sesa na implementação da gestão de risco desse órgão. Os auditores de controle interno irão realizar treinamentos teóricos e práticos sobre o tema, além de fornecer apoio aos gestores da Sesa na elaboração dos produtos necessários à implementação da gestão de risco em um processo crítico dentro da pasta da saúde.
A assinatura do termo representa o compromisso de qualificar as boas práticas nos serviços de saúde do Estado
A iniciativa busca fortalecer a capacidade da Sesa em antecipar, identificar e lidar proativamente com as incertezas que possam surgir, assegurando assim uma gestão mais eficiente e preparada para enfrentar eventuais adversidades.
Segundo a titular da Sesa, o compromisso representa a qualificação das boas práticas nos serviços de saúde do Estado. “Uma forma de dar maior eficiência à gestão pública da Saúde, em conformidade com a ética e uso racional dos recursos. A consultoria é uma demanda da Secretaria, prontamente atendida e priorizada pela CGE. Agradeço ao secretário de Estado Chefe da CGE, Aloísio Carvalho, e toda a sua equipe pela parceria e colaboração. A gestão de risco é um eixo do Programa de Integridade do Poder Executivo Estadual”, diz.
A coordenadora da Assessoria de Controle Interno e Integridade (Ascit) da Sesa, Manoela Fleck, destaca a importância da iniciativa para a Sesa. “A implementação da política de gestão de riscos é fundamental para que os gestores possam tomar decisões assertivas sobre eventuais processos críticos no âmbito da Secretaria. Com a política, é possível avaliar riscos, a fim de mitigá-los com antecedência”.
A assinatura foi realizada pela secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, na última quinta (2)