Discussão de casos clínicos e qualificação da assistência: conheça o papel da teleconsultoria da Saúde do Ceará

31 de maio de 2022 - 09:23 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Letícia Maia
Foto: Divulgação
Arte gráfica: Josias Jeronimo

Equipes multiprofissionais do Estado estão a postos para acolher as demandas de trabalhadores e gestores de todos os níveis de atenção à saúde

O Núcleo de Telessaúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) segue fortalecendo uma importante ferramenta rumo ao aprimoramento da assistência à população. Por meio de teleconsultorias, profissionais de todos os níveis de atenção têm a oportunidade de discutir casos clínicos e conduzir diagnósticos de maneira assertiva, qualificando o atendimento desde as unidades básicas de saúde (UBSs), reduzindo filas de espera desnecessárias por encaminhamentos na Central de Regulação do Estado e minimizando sobrecarga dos equipamentos especializados.

O médico regulador da Sesa, Allan Denizard, detalha o intuito da proposta. “Ao atender um paciente, é natural que, eventualmente, um profissional de saúde precise de uma segunda opinião ou de algum direcionamento em relação àquela queixa para a resolução do problema. Nesse caso, um médico especialista pode ser, virtualmente, consultado”, introduz.

Veja o passo a passo para aderir ao serviço: 

Equipes multiprofissionais estão a postos para acolher as demandas de todas as categorias da área da Saúde, incluindo trabalhadores, profissionais e gestores da atenção primária, secundária e terciária. Uma vez registrados, os questionamentos deverão ser respondidos em um prazo máximo de até 72 horas úteis.

“Para se ter uma ideia prática, com um bom suporte material e humano, 80% das situações que chegam ao posto de saúde podem ser facilmente resolvidas. Ou seja, a teleconsultoria vem fortalecer esse cenário e proporcionar uma educação permanente, otimizando as terapêuticas e tornando o fluxo de pacientes mais fluido”, reforça.

Indicadores

Ano passado, em virtude do serviço prestado, a iniciativa evitou em 72% o número de encaminhamentos desnecessários às unidades especializadas.

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Ao longo do primeiro quadrimestre de 2022, confirmando uma maior adesão ao serviço, 598 teleconsultorias já foram realizadas, totalizando, até então, uma média mensal de 150 atendimentos e reduzindo, em 75%, o número de encaminhamentos dispensáveis à atenção secundária e terciária, conforme sugerem os dados extraídos das avaliações disponíveis via Saúde Digital.

Até o momento, 60% dos atendimentos neste ano foram realizados por meio da plataforma, enquanto 37% foram efetivados por WhatsApp e 3%, por ligação telefônica.

Especialidades mais solicitadas

De janeiro a abril deste ano, as dúvidas relacionadas a problemas dermatológicos lideraram, com 18%, as solicitações registradas. Discussões relacionadas à Endocrinologia (10%), Neurologia (8%), Gineco-obstetrícia (8%) e Gastroenterologia (7%) vieram em seguida.

No mesmo período, 87% das consultorias partiram de profissionais da atenção primária, enquanto 2% e 11% vieram, respectivamente, da atenção secundária e terciária.

Fortaleza lidera

Ainda de acordo com o balanço parcial, Fortaleza vem liderando o ranking de solicitações. A capital cearense concentrou 21% dos atendimentos, seguida por Pacatuba, com 14%; Pereiro, com 8%; Russas, com 6%; e Iguatu, com 3%.

Com 97% da demanda registrada, os médicos encabeçam a lista de categorias solicitantes, seguidos por dentistas (2%) e enfermeiros (1%).

Conforme Denizard, os benefícios associados ao uso da ferramenta são multifatoriais. “Estamos diante de uma oportunidade única atrelada ao avanço da tecnologia e da telemedicina. É muito importante que todos os profissionais encarem o serviço do Telessaúde como sua ferramenta cotidiana, beneficiando o paciente na ponta e promovendo uma constante educação continuada”, defende.

Por fim, o especialista solicita que todos os atendimentos sejam avaliados para facilitar a metrificação e o aprimoramento da logística.

Integração

O Núcleo de Telessaúde reúne esforços da Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde (Sevir), da Coordenadoria de Regulação e Controle do Sistema de Saúde (Corac) e da Célula de Regulação do Sistema de Saúde (Cersi).

Serviço

Teleconsultoria para trabalhadores, profissionais e gestores da Saúde
Como solicitar:
Plataforma Saúde Digital
WhatsApp: (85) 98974-5572
Telefone: 0800 280 5110