Interconsultas entre profissionais somam mais de 600 atendimentos em 2021 e evitam em 72% o número de encaminhamentos desnecessários
7 de fevereiro de 2022 - 14:05 #atendimentos #Teleconsultoria #telessaúde
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Letícia Maia
Artes gráficas: Iza Machado
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) segue otimizando, via teleconsultoria, a interação entre profissionais e gestores atuantes em todos os níveis de atenção à saúde. O serviço de Telessaúde realizou, em 2021, 633 atendimentos, promovendo o intercâmbio de ideias acerca de procedimentos clínicos, ações e processos de trabalho.
Ao promover educação permanente, a proposta garante suporte aos trabalhadores da atenção primária e minimiza a sobrecarga das assistências secundária e terciária. Ano passado, em virtude do serviço prestado, a iniciativa evitou, em 72%, o número de encaminhamentos desnecessários às unidades especializadas.
“Nosso objetivo é capacitar os profissionais, tirar dúvidas e garantir a resolução de problemas mais simples nas unidades básicas de saúde. Temos observado uma melhora na qualidade dos encaminhamentos realizados para a Central de Regulação do Estado, o que otimiza o atendimento à população e reduz filas de espera”, assegura a enfermeira Natália Lima, assessora técnica da Central de Regulação Ambulatorial do Estado.
Para a finalidade, equipes multiprofissionais estão a postos para acolher as demandas de todas as categorias da área da Saúde. “Hoje, contamos com 24 especialistas na área médica, além de Odontologia e Enfermagem”, completa.
De janeiro a dezembro do ano passado, as dúvidas relacionadas a problemas dermatológicos lideraram, com 18%, as solicitações registradas. Discussões relacionadas à Endocrinologia (10%), Neurologia (8%), Gineco-obstetrícia (8%) e Gastroenterologia (7%) vieram em seguida.
No mesmo período, 91% das consultorias partiram de profissionais da atenção primária, enquanto 2% e 6% partiram, respectivamente, da atenção secundária e terciária.
Logística de atendimento
As teleconsultorias podem ser realizadas por meio da plataforma Saúde Digital, do WhatsApp (85) 98974-5572 ou de ligação telefônica (0800 280 5110).
De acordo com o balanço de 2021, 63% dos atendimentos foram realizados por meio do Saúde Digital, enquanto 26% foram efetivados por WhatsApp e 11%, por ligação telefônica.
Fortaleza lidera
Ainda de acordo com o balanço, Fortaleza liderou o ranking de solicitações. A capital cearense concentrou 21% dos atendimentos, seguida por Pacatuba, com 14%; Pereiro, com 8%; Russas, com 6%; e Iguatu, com 3%.
Com 96% da demanda registrada, os médicos encabeçam a lista de categorias solicitantes, seguidos por dentistas e enfermeiros, responsáveis, respectivamente, por 2% e 1%.
Diante dos indicadores, Natália Lima defendeu a intensificação do uso da ferramenta. “Já percebemos resultados promissores. A partir da primeira teleconsultoria, nós observamos a continuidade da busca dos profissionais pelo serviço. Por isso, estamos trabalhando na divulgação da plataforma”, reforça.
Integração
O Núcleo de Telessaúde reúne esforços da Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde (Sevir), da Coordenadoria de Regulação e Controle do Sistema de Saúde (Corac) e da Célula de Regulação do Sistema de Saúde (Cersi).
Serviço
Teleconsultoria para trabalhadores, profissionais e gestores da Saúde
Como solicitar:
Plataforma Saúde Digital
WhatsApp: (85) 98974-5572
Telefone: 0800.280.5110