Hospital Geral de Fortaleza oferece exame que investiga doenças do sono

18 de março de 2022 - 08:31 # # # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Felipe Martins


Laboratório do HGF funciona há cinco anos e realiza exames para avaliar a qualidade e identificar distúrbios do sono

Nesta sexta-feira (18), Dia Mundial do Sono, é importante reforçar que a má qualidade deste, que é um período de suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial, pode trazer prejuízos físicos e até mentais, comprometendo toda a saúde de um indivíduo. O alerta é do otorrinolaringologista Sérgio Tadeu Almeida, do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O profissional coordena o Laboratório do Sono da unidade, espaço que, há cinco anos, realiza exames para avaliar e identificar possíveis distúrbios.

“O Laboratório surgiu com o objetivo de observar e analisar comportamentos anormais durante o sono”, explica Almeida. A investigação é realizada por meio do exame de polissonografia, que registra informações cardiorrespiratórias e neurológicas enquanto o paciente dorme. “A partir do procedimento, conseguimos identificar alterações como sonambulismo, insônia, bruxismo e apneia do sono. Com o laudo pronto, encaminhamos o paciente para o tratamento correto”, ressalta o médico.

As causas que levam à dificuldade de dormir ou mesmo de manter um sono de qualidade durante a noite são muitas. Por isso, o espaço recebe, para investigação, pacientes encaminhados de diversas especialidades, como Cardiologia, Neurologia, Endocrinologia e Odontologia. Mesmo suspenso durante quase quatro meses por conta da pandemia de covid-19, o Laboratório registrou 319 atendimentos em 2021.

Diagnosticado com apneia do sono após o exame de polissonografia, há dois anos o fisioterapeuta Marcelo Gomes, 33, é acompanhado pelo Ambulatório de Otorrinolaringologia do HGF. “Comecei a acordar de noite repentinamente e, com o tempo, também com falta de ar. Levantava de manhã sempre cansado”, lembra. Para o tratamento, recebeu, no ano passado, um Cpap, aparelho que aumenta o fluxo de ar pelas vias respiratórias, evitando a obstrução das mesmas. “Minha vida melhorou muito. Agora tenho mais disposição e não acordo com aquela sensação de esgotamento”, relata.

Assim como as causas, as consequências também são diversas. “Além de repercutir no desempenho cognitivo do indivíduo durante o dia, o sono de má qualidade pode aumentar a propensão à obesidade e ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e hipertensão arterial”, pontua o coordenador do Laboratório. Quanto mais cedo os transtornos são detectados, menores os prejuízos para o indivíduo.

Como funciona o exame de polissonografia


A polissonografia mostra, em tempo real, se o paciente está acordado ou dormindo, além de medir respiração, atividade cardíaca e atividade muscular, e oxigenação

O primeiro passo para a realização do exame de polissonografia no Laboratório do Sono do HGF é o preenchimento de um questionário detalhado sobre saúde, comportamentos e hábitos rotineiros do paciente, dados importantes para a análise dos resultados pela equipe. Em seguida, um técnico faz a montagem dos eletrodos que mostram, em tempo real, se o paciente está acordado ou dormindo, além de medir respiração, atividade cardíaca e muscular, e oxigenação. O paciente dorme em uma das cabines do espaço e o exame finaliza entre 5h e 5h30 da manhã.

Atendimento dia e noite

O atendimento à população não é restrito ao turno da noite. Das 7h às 13h, o Laboratório do Sono recebe pacientes para tirar dúvidas, entregar laudos e realizar a matrícula de aquisição dos CPAPs. Nesse período, também é realizado o treinamento de adaptação ao uso do Cpap com o suporte da equipe de Fisioterapia. A ideia para os próximos meses é ampliar o serviço com a realização do teste das latências múltiplas do sono (TLMS), exame que investiga o excesso de sono durante o dia. Complementar à polissonografia, o teste pode indicar doenças como sonolência excessiva diurna (SED) e narcolepsia.


O espaço recebe pacientes para tirar dúvidas, entregar laudos e realizar a matrícula de aquisição dos CPAPs

Com atendimento de segunda a sexta, o Laboratório do Sono do HGF conta com uma equipe de quatro médicos, dois fisioterapeutas, uma enfermeira e quatro técnicos em Enfermagem. Para ter acesso ao serviço, é preciso encaminhamento de ambulatórios do HGF ou de postos de saúde.