HGF moderniza procedimentos do serviço de Otorrinolaringologia com novo microscópio cirúrgico

23 de abril de 2024 - 16:20 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e foto: Felipe Martins

Equipamento deve garantir maior celeridade e qualidade aos procedimentos

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) recebeu, no início deste mês, novo microscópio cirúrgico. Com tecnologia de ponta, o equipamento dará suporte aos procedimentos do serviço de Otorrinolaringologia da unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

O novo equipamento permite a utilização, sem esforço, de modalidades de visualização cirúrgica avançadas, com imagens mais nítidas no monitor. “Além de melhorar a qualidade dos procedimentos cirúrgicos e, consequentemente, melhores resultados para o paciente, esse equipamento permite um potencial aumento no número de cirurgias realizadas no hospital”, destaca o diretor técnico e chefe do serviço de Otorrinolaringologia do HGF, Sérgio Tadeu Almeida.

Entre os principais procedimentos apontados pelo médico a se beneficiarem com a aquisição, estão os implantes cocleares, realizados com o serviço de Fonoaudiologia. Também ganham em qualidade os tratamentos cirúrgicos de doenças do ouvido, distúrbios da voz, vias aéreas e tumores.

Além da Otorrinolaringologia, outros serviços também devem usar a máquina para garantir mais precisão cirúrgica em procedimentos conjuntos. Entre eles, Neurocirurgia e Cabeça e Pescoço.

Transformação de vida

“Hoje minha filha é outra criança. É extrovertida, gosta de participar das atividades. Antes, era calada e não interagia muito com as pessoas”, compartilha Rafaela Sebastião, de 31 anos, mãe da Sophia, de 9. Em 2019, a criança passou por cirurgia de implante coclear do primeiro ouvido no HGF. “Desde então, ela faz acompanhamento com a Fonoaudiologia e a Psicologia no hospital [Geral de Fortaleza]”, acrescenta a mãe.

Eleita Miss PCD Ceará em 2023, Sophia, que sempre quiser ser modelo, passa a colecionar sonhos realizados

No mês passado, por meio do Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, Sophia realizou o implante coclear do segundo ouvido e aguarda a ativação do aparelho no próximo dia 2 de maio. “Torcemos para que ela possa viver o mais confortável possível em uma sociedade na qual se fala muito sobre inclusão, mas que, no dia a dia, ainda é muito difícil”, desabafa Rafaela.

Mais rapidez e qualidade dos serviços

De janeiro a março de 2024, o HGF realizou 108 cirurgias otorrinolaringológicas. “Nosso objetivo é não apenas dar maior celeridade à fila cirúrgica, mas também garantir qualidade aos serviços que oferecemos à população cearense”, enfatiza o diretor.

A aquisição do microscópio cirúrgico se deu por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).