Profissionais de Serviços de Atendimento Especializado participam de capacitação

6 de fevereiro de 2019 - 13:14 # #

Assessoria de Comunicação do Lacen/IPC/CIDH/ - Suzana de Araújo Mont'Alverne

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Governo do Ceará, realizará nesta quinta e sexta-feira, dias 7 e 8, um treinamento de coleta, acondicionamento e transporte de amostras de exames de CD4/CD8 e Carga Viral para HIV e Hepatites B e C. A capacitação direcionada aos profissionais dos Serviços de Atendimentos Especializados (SAE), da capital e do interior, acontecerá das 8 às 12 horas, na Escola de Saúde Pública (ESP).

O objetivo é garantir que a qualidade do exame e a entrega dos laudos sejam feitas no prazo determinado. E isso só é possível com toda a metodologia estipulada feita de maneira correta. “O treinamento visa melhorar a qualidade das amostras enviadas pelas unidades responsáveis para a realização dos exames de contagem de linfócitos CD4/CD8 e carga viral do HIV e hepatites, possibilitando resultados confiáveis e em tempo oportuno. Ressaltando que o maior beneficiado será o paciente”, comenta Ana Carolina Barjud, chefe do Centro de Análises Clínicas do Lacen.

Profissionais de 26 unidades dos Serviços de Atendimentos Especializados da capital e interior serão capacitados. Participarão do treinamento os representantes dos municípios de Aracati, Caucaia, Cascavel, Crateús, Horizonte, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Russas. Na capital, os hospitais São José, Walter Cantídio, Geral, Albert Sabin, Gonzaga Mota de Messejana e do José Walter, Zilda Arraes, César Cals e Otávio Lobo, a policlínica João Pompeu Randal, o Centro de Saúde Carlos Ribeiro e os SAE Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) e Clínica Escola da Unichristus.

Exames

Em 2018, o Lacen realizou 35.555 exames de CD4/CD8, carga viral para HIV e Hepatites B e C. Os testes monitoram e avaliam a situação clínica dos pacientes, auxiliando assim no tratamento das patologias. Deste total, 7.731 foram testes de CD4/CD8; 26.184 de carga viral para HIV; 729 de carga viral para hepatite B e 911 para hepatite C.