Ceará sedia reunião da Rede Nacional de Laboratórios Centrais de Saúde do País

20 de novembro de 2023 - 12:57 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos: Fátima Holanda

Gestores dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública do País participam de encontro no Ceará

Nesta segunda-feira (20) e terça-feira (21), o Ceará recebe a Reunião de Diretores da Rede Nacional de Laboratórios Centrais de Saúde Pública. Ao todo, representantes de 22 Estados estão presentes no evento, que acontece em Fortaleza. O objetivo é discutir melhores práticas, compartilhar conhecimentos e promover a colaboração mútua em prol da saúde pública.

Durante a abertura do encontro, a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho destacou o papel do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen-CE): “Para a gente, é um orgulho ter o Laboratório com a capacidade que esse equipamento tem. Atualmente, ele é referência para o Estado e foi crucial durante a pandemia da Covid-19. Lacen sempre deu resposta rápida durante as epidemias”, enfatizou.

A relação do Lacen com a pandemia também foi destacada pelo secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Lima Neto (Tanta). “A minha relação com o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará é muito antiga. Durante a pandemia da Covid-19 ficou muito evidente a importância estratégica que essa rede de Lacen tem e que deveria ser cada vez mais potencializada”, lembrou.

A diretora-geral do Lacen-CE, Liana Perdigão Mello, agradeceu a presença dos gestores envolvidos na Reunião. “Eu gostaria muito de agradecer a presença de todos. Eu sei que alguns tiveram um esforço enorme para estar aqui hoje. Para a rede de Laboratórios é muito importante que os nossos secretários participem das nossas discussões. Com certeza, o documento que for sair daqui, nós vamos repassar para eles”, esclareceu.

Evento ocorre em Fortaleza nos dias 20 e 21 de novembro e reúne representantes de 22 estados

A Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Epidemiológica compõe o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (Sislab), que faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), é responsável por assessorar e cooperar tecnicamente, junto aos 27 estados, na implementação da Rede Nacional de Laboratórios.

O diretor do Lacen de Goiás, Vinicius Lemes, destacou a importância de ter a gestão da saúde do Ceará em um evento deste porte. “A presença de dois secretários Estaduais de Saúde demonstra que o Lacen no Ceará conseguiu alcançar esse patamar de importância na Saúde Pública, isso para nós é de extrema importância, porque valida todo um trabalho que vem acontecendo há algum tempo no Estado”, destacou.

Gestores estiveram presentes na abertura do evento, nesta segunda-feira (20)

Lacen Ceará

O Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará é uma instituição estratégica para as ações de Vigilância em Saúde do Estado, realizando a Vigilância Laboratorial com foco no diagnóstico de doenças e agravos de interesse sanitário, epidemiológico, ambiental e da saúde do trabalhador, além de monitorar as linhagens e mutações genéticas dos genomas de patógenos, contribuindo para o enfrentamento de emergências em saúde pública.

O Lacen-CE investe em equipamentos de última geração e na utilização de metodologias modernas, o que é essencial para garantir a precisão e a eficiência das análises realizadas. Essa abordagem de excelência é crucial para o funcionamento eficaz do laboratório. O equipamento é acreditado pela Organização Nacional de Acreditação – ONA.

A qualidade das análises e diagnósticos realizados pelo Lacen-CE desempenha um papel fundamental na detecção e monitoramento de doenças, na investigação de surtos epidemiológicos e na formulação de estratégias de saúde pública.