Lacen Ceará mantém certificado de Acreditação por cumprir padrões de qualidade

29 de janeiro de 2024 - 13:49 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos: Fátima Holanda

Lacen manteve nível 2 de Acreditação da ONA

O Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen-CE), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), manteve título de Acreditado Nível 2, da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A entidade não governamental e sem fins lucrativos certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil. A Acreditação do laboratório foi mantida pela ONA após avaliação feita em novembro de 2023. O certificado tem validade de dois anos.

Para garantir o certificado, a Organização realiza visitas de avaliação com a finalidade de verificar se a instituição continua cumprindo os padrões de qualidade, gestão integrada com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre suas atividades.

Para a coordenadora de Qualidade e Biossegurança do Lacen-CE, Elza Gadelha, “o processo de Acreditação serve para demonstrar que o laboratório apresenta padrões de segurança e qualidade no atendimento ao paciente. Como também para revelar a responsabilidade e comprometimento da unidade com a Saúde Pública do Estado”, explica.

A Acreditação ONA é um método de avaliação e certificação voltado para o setor de saúde. O principal objetivo é promover a qualidade e a segurança na assistência, por meio de padrões e requisitos pré-estabelecidos. Ela é realizada de forma voluntária e reservada e não tem caráter fiscalizatório.

“É um processo formal e voluntário por meio do qual uma entidade externa reconhecida avalia e certifica que o laboratório atende a padrões específicos de qualidade e competência. Este é um selo de qualidade que aumenta a confiança nas análises e resultados produzidos pelo laboratório. Clientes, parceiros e autoridades reguladoras podem confiar na precisão e confiabilidade dos dados gerados”, lembra Elza.

A gestora diz ainda que o certificado exige que o laboratório siga padrões rigorosos de qualidade. “Isso assegura a consistência nos processos analíticos, desde a coleta de amostras até a geração de resultados. Em resumo, é um processo valioso que não apenas valida a qualidade técnica de um laboratório, mas também contribui para a confiabilidade e integridade dos resultados gerados. Isso é fundamental em diversas áreas, principalmente na área da saúde pública”, ressalta.

Laboratório funciona desde 1977 e é uma instituição estratégica para as ações de Vigilância em Saúde do Estado

Lacen-CE

O Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) destaca-se por contar com uma equipe multidisciplinar que trabalha para promover uma cultura de melhoria contínua em toda a organização. Criado em 1977, é uma instituição estratégica para as ações de Vigilância em Saúde do Estado, realizando a Vigilância Laboratorial com foco no diagnóstico de doenças e agravos de interesse epidemiológico, sanitário, ambiental e da saúde do trabalhador, além de monitorar as linhagens e mutações genéticas dos genomas de patógenos, contribuindo para o enfrentamento de emergências em saúde pública.

A qualidade das análises e diagnósticos realizados desempenha um papel fundamental na detecção e monitoramento de doenças, na investigação de surtos epidemiológicos e na formulação de estratégias de saúde pública.