Prevenção de infecções: Saúde do Ceará reforça importância da higienização das mãos em evento nesta sexta (10)

10 de maio de 2024 - 16:17 # #

Texto e fotos:Kelly Garcia
Arte gráfica: Juliel Veras

Higienizar as mãos pode ser um ato simples. No entanto, não deve ser considerado sem importância, pois ajuda a salvar vidas e é considerado um dos protocolos de segurança do paciente mais necessários. Para lembrar o Dia Mundial dedicado à essa prática, celebrado em 5 de maio, a Saúde do Ceará realizou uma série de ações na Escola de Saúde Pública do Ceará, nesta sexta-feira (10).

Na programação, a infectologista Evelyne Girão expôs o tema dos desafios diários da higienização das mãos nos ambientes hospitalares. A exposição foi seguida de palestra com a consultora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Julia Kawagoe. Na ocasião, o titular da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade), o médico infectologista Lauro Perdigão Neto, palestrou sobre a implementação de ações inovadoras para adesão à higienização das mãos como prevenção e controle da disseminação de microorganismos multirresistentes.

O titular da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade), o médico infectologista Lauro Perdigão Neto, palestrou sobre a implementação de ações inovadoras para adesão à higienização das mãos como prevenção e controle da disseminação de microorganismos multirresistentes

De acordo com a coordenadora de Vigilância Sanitária da Sesa, Dolores Fernandes, esse hábito tem um grande impacto na prevenção da mortalidade. “Nossa intenção é estimular para que os hospitais e toda e qualquer unidade de saúde que presta assistência tenha essa preocupação primordial. Temos trabalhado ao longo desses anos nesse sentido, para criar uma cultura da higienização das mãos. Já tivemos muitos avanços, mas precisamos cada vez mais incentivar e motivar essa prática simples, porém desafiadora”, diz.

Segundo a infectologista Evelyne Girão, além da eficácia, essa prática gera economia. “Existe uma economia 16 vezes maior, ao implementar esse hábito, que não precisa de uma tecnologia avançada. E, hoje, ainda temos o álcool em gel e o 70%, que é de fácil adesão, potente, seguro e prático”, destacou.

Certificação

Ao final do evento, os participantes receberam certificados da Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente – hospitais com UTI e serviços de diálise. Entre as unidades certificadas, estava o Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

“Alcançamos 100% de conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente. Para isso acontecer, foi realizado um árduo trabalho, diariamente, pela equipe do Núcleo de Segurança do Paciente e Gerência de Risco, na busca das boas práticas em nossos cuidados. Vimos que o nosso planejamento em segurança do paciente tem sido eficaz e alcançado por nossas equipes, tanto de gestão quanto operacionais”, ressalta a gerente do Núcleo de Segurança do Paciente e Qualidade Hospitalar e Gerente de Risco Sanitário e Hospitalar do HGF, Araguacy Rebouças.