Segurança do Paciente: Saúde do Ceará reúne profissionais para palestras sobre o tema

18 de abril de 2024 - 17:24 # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e Fotos: Kelly Garcia

De acordo com a coordenadora de Vigilância Sanitária da Sesa, Dolores Fernandes, a Segurança do Paciente é regulamentada por uma resolução de 2013

Para partilhar conhecimentos práticos sobre o tema nas unidades de saúde e na Atenção Primária, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promoveu, nesta quinta-feira (18), o evento “Abril pela Segurança do Paciente”, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). A iniciativa foi voltada para os profissionais da Vigilância Sanitária dos municípios e dos comitês de Segurança do Paciente das unidades.

Na programação, foram expostos temas como a segurança do paciente na atenção básica; prevenção e tratamento de lesão por pressão; boas práticas de serviços em diálise; além de uma avaliação das práticas e da cultura da segurança do paciente.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Sanitária da Sesa, Dolores Fernandes, a prática é regulamentada por uma resolução de 2013 que apresenta todas as diretrizes obrigatórias para os equipamentos de saúde. Entre as ações mais relevantes para garantir o bem-estar do paciente, estão atitudes simples, como a higienização das mãos.

 “A lavagem das mãos é uma das ações fundamentais para prevenir infecções. No entanto, ainda encontramos resistência. Hoje, o Ceará integra um projeto multimodal nesse sentido com a participação de 14 hospitais para que a lavagem das mãos seja uma prática mais disseminada não apenas pelos profissionais de saúde, mas também pelo paciente, acompanhantes e familiares”, esclarece.                  

De acordo com a coordenadora do Núcleo Estadual da Segurança do Paciente na Sesa, Andreza Rocha, existem seis protocolos básicos que ajudam nesse contexto. “São eles: a identificação segura dos pacientes, a prevenção de lesão por pressão, a prevenção de quedas, a administração segura de medicamentos, a higiene das mãos e o protocolo de cirurgia segura”, pontua.

A iniciativa foi voltada para os profissionais da Vigilância Sanitária dos municípios e dos comitês de Segurança do Paciente das unidades

Segundo a gestora, os temas das palestras foram escolhidos de acordo com as dúvidas dos profissionais. “O tratamento e a prevenção de lesões por pressão é um tema no qual as pessoas estão sempre interessadas, assim como as boas práticas em serviços de diálise, porque os pacientes já chegam ao serviço bastante fragilizados”, destaca.

A enfermeira Vitória Moura integra o comitê de Segurança do Paciente do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e tem trabalhado o tema de forma constante com os profissionais da unidade. “Esse assunto é de extrema importância, especialmente para nós que trabalhamos na ponta em um hospital de grande complexidade. Temos aprimorado isso no dia a dia, com ‘pit stops’ nas alas, para melhorar ainda mais a assistência à população. Esse evento é uma oportunidade de aprendizado”, diz.