Saúde do Ceará abre inscrições para contratação de leitos de retaguarda

7 de maio de 2024 - 16:38 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Kelly Garcia
Foto:Arquivo - Tatiana Fortes (Casa Civil)

A intenção da contratação é otimizar o tempo de espera por vagas

Hospitais particulares e filantrópicos podem participar, a partir desta quarta-feira (8), de chamamento público que visa oferecer 20 leitos de enfermaria clínica e 600 de procedimentos cirúrgicos para a rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). De acordo com o edital de credenciamento nº 04/2024, publicado em 6 de maio de 2024, no Diário Oficial do Estado, podem concorrer pessoas jurídicas para os leitos de retaguarda

Segundo o titular da Coordenadoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (Corac) da Sesa, Italo Lennon, a contratação será para prestação de serviços hospitalares destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “O leito de retaguarda está inserido no Componente da Rede de Urgência e Emergência. Tem a competência de internação e tratamento qualificado em diversas áreas da assistência, garantindo a organização do fluxo de pacientes e melhor ocupação dos leitos”, explica.

Ainda segundo o gestor, a intenção é otimizar o tempo de espera por vagas, além de melhorar a qualidade e a segurança dos serviços prestados. “O edital para contratualização de leitos retaguarda adultos pretende fortalecer a regulação de leitos no estado do Ceará com foco na emergência do Hospital Geral de Fortaleza (HGF)”, esclarece. 

A prestação de serviços será no período de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com as especificações e quantitativos previstos no edital. A inscrição das empresas interessadas pode ser realizada dentro do prazo de até 30 dias, contando a partir desta quarta-feira (8). Ao todo, o investimento é de mais de 7,7 milhões de reais.

Inscrições para o edital de cirurgias em ortopedia seguem até o dia 20

Continuam abertas até o próximo dia 20 de maio, as inscrições para o edital de credenciamento de médicos que poderão realizar cirurgias eletivas de média e alta complexidade em ortopedia, traumatologia e/ou assistência em anestesiologia. 

Os procedimentos serão feitos nas unidades hospitalares da Sesa, a fim de acelerar o Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas. Os profissionais serão chamados de acordo com a realidade de cada Região de Saúde. Neste edital, que vale para todo o Brasil, o foco são profissionais que têm registro de pessoa jurídica. 

Serão contemplados 8.726 procedimentos, com o valor de mais de R$ 19 milhões. O prazo de vigência do chamamento público é de um ano, contado a partir da publicação do edital.

LEIA MAIS: Saúde do Ceará prorroga prazo para credenciar profissionais que atuarão em procedimentos de ortopedia