Serviço de telessaúde da Sesa lança o tele-educação com encontros temáticos semanais
11 de julho de 2024 - 15:30 #tele-educação #Teleconsultoria #telemedicina #telessaúde
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Diana Vasconcelos
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) conta com mais um serviço integrando o quadro do Telessaúde. Trata-se do tele-educação, uma ação que vem proporcionando o compartilhamento de conhecimento entre profissionais da saúde e especialistas, por meio de encontros temáticos e programação semanal. “O tele-educação é parte fundamental da proposta da Telessaúde como parte de promoção em saúde respaldando a lei 13.989 de 15 de abril de 2020”, disse a coordenadora da Telessaúde, a médica Melissa Medeiros.
Os encontros, que podem ser no formato de palestras, aulas e até debates, vão acontecer todas as sextas-feiras, às 11h, por meio de link divulgado na bio do instagram da Sesa. Os temas serão divulgados previamente e, para assistir e participar do momento, o profissional de saúde precisa apenas acessar a sala virtual disponibilizada.
“A programação de julho já está fechada. Nosso primeiro encontro foi na sexta-feira (5 de julho), e teve como tema, DIU hormonais: capacitações e mutirões. A escolha desse tema se deve a importante linha de cuidado da saúde da mulher. Essa capacitação facilitará o diagnóstico e conduta de pacientes, que necessitam de implante de DIU hormonal, como, por exemplo, as mulheres com endometriose”, explica Melissa.
Em 12 de julho, o tema do encontro será “Hanseníase: do diagnóstico ao acompanhamento”; no dia 19 será abordada “Menopausa: compreendendo os sintomas vasomotores, impactos na qualidade de vida e abordagens terapêuticas”; e fechando o mês de julho, no dia 26, o tema escolhido é a “Teleconsulta em oftalmologia: da superfície ocular à retinografia”.
Telessaúde
A Telessaúde da Sesa, iniciado em janeiro de 2023, promove, entre outras atividades, a telemedicina, que proporciona consultas entre especialistas, profissional de saúde e paciente via chamadas de vídeo; e a teleconsultoria, que não acontece em tempo real, mas permite que médicos especialistas e profissionais da Atenção Primária possam dialogar sobre pareceres. E, agora, a tele-educação.
A Telessaúde funciona em 22 especialidades: Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Pediatria, Pneumologia, Endocrinologia, Oftalmologia, Psiquiatria, Ortopedia, Nefrologia, Medicina de Família e Comunidade, Intensivista, Neurologia, Reumatologia, Otorrinolaringologia, Mastologia, Ginecologia, Gastroenterologia, Gineco-Obstetrícia, Hematologia, Proctologia, Infectologia e Dermatologia. A tele-educação também vai promover encontros contemplando as especialidades.