Hospital de Messejana recebe novos equipamentos e renova parque tecnológico do serviço de ecocardiografia

28 de dezembro de 2023 - 10:03 # # #

Assessoria de Comunicação da Hospital de Messejana
Texto e fotos: Jessica Fortes

Os novos equipamentos, os mais modernos do mercado, realizam análises tridimensionais

Focado na missão de prover assistência de alta complexidade e inovação na área cardiovascular, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), que integra a rede da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), renovou o parque tecnológico do Serviço de Ecocardiografia. Os aparelhos de última geração foram adquiridos com recursos do convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os novos equipamentos de ultrassom cardíaco, quatro do modelo fixo e um do modelo portátil, realizam análises minuciosas e tridimensionais. Funções que ampliam consideravelmente a precisão dos exames permitem diagnósticos mais detalhados e, consequentemente, tratamentos clínicos e cirúrgicos mais seguros para pacientes adultos e crianças com cardiopatias complexas.

O ecocardiograma é um dos principais exames de imagem não invasivos. Ele é indicado para avaliar a estrutura e a função do coração, as imagens são feitas por meio de aparelhos de ultrassom e de programas de computador.

Mensalmente, em média, são realizados 1.600 exames em pacientes internados e eletivos

De acordo com o coordenador do Serviço de Ecocardiografia do Hospital de Messejana, Cezario Antônio Martins, a atualização dos equipamentos é um avanço significativo na qualidade do serviço.

“O HM é um hospital de alta complexidade, referência em cardiologia e formador de novos especialistas. A aquisição dos novos equipamentos e da licença do software específico nos permitirá fazer análises mais consistentes, detalhadas e de alta qualidade, trazendo ainda mais confiabilidade aos estudos e diagnósticos”, destaca Martins.

O Serviço de Ecocardiografia do HM tem uma história marcada pela excelência e inovação. Funcionando há mais de 30 anos, o setor dispõe atualmente de oito equipamentos, distribuídos em cinco salas de procedimentos: centro cirúrgico, emergência e transplante. Mensalmente, em média, são realizados 1.600 exames em pacientes internados e eletivos.

“Nossa expectativa para 2024, é ampliar ainda mais o serviço. A aquisição de novos equipamentos proporcionará o aumento do número de exames, será um incremento no pronto atendimento da Emergência e um incentivo à pesquisa, já que somos um hospital escola, formador de especialistas”, planeja o diretor-geral do HM, Carlos Augusto Lima Gomes.

Serviço certificado

Em 2022, o serviço foi pioneiro no Brasil na obtenção da certificação de “qualidade por distinção de exames diagnósticos cardiológicos”, concedido pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG) via Departamento de Imagem Cardiovascular (DIC), da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Leia mais: Hospital de Messejana é o primeiro do Brasil a receber certificação de qualidade para serviço de ecocardiografia

A avaliação, iniciada em 2018, atestou satisfatoriamente a qualidade dos processos e a segurança do paciente na assistência prestada pelo setor. A certificação tem validade de dois anos e as manutenções ocorrem a cada oito meses.