Sesa promove oficina sobre rede de atendimento à pessoa vivendo com HIV/aids no Litoral Leste

27 de novembro de 2023 - 17:36 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Kelly Garcia
Foto:Divulgação

Nesta segunda-feira, a programação da Oficina incluiu várias mesas temáticas sobre o cenário epidemiológico da doença na Superintendência do Litoral Leste

A Saúde do Ceará iniciou, nesta segunda-feira (27), mais uma Oficina de Alinhamento da rede de Atenção à Pessoa vivendo com HIV/aids, desta vez em Limoeiro do Norte, no Litoral Leste. Essa é a segunda edição do evento. A primeira ocorreu em Fortaleza, no mês de outubro. O evento segue até terça-feira (28). 

Para a articuladora do Grupo de Trabalho sobre IST/aids, Sífilis e Hepatites Virais do Ceará, Vilani Matos, a intenção é garantir a oferta de um atendimento próximo ao território para as pessoas que vivem com a doença. 

“Precisamos garantir um diagnóstico precoce e tratamento imediato. É também um momento importante para trabalharmos com os profissionais de saúde as diversas formas de evitar a infecção e a transmissão do HIV. Isso se dá através da prevenção combinada, que consiste em diferentes abordagens que vão desde as mais simples, como o uso de preservativo em todas as relações sexuais, ingestão de medicamentos, testagem regular, adesão e realização adequada do tratamento”, explica.

Equipe da Saúde do Ceará esteve na Oficina de Alinhamento da rede de Atenção à Pessoa vivendo com HIV/aids, em Limoeiro do Norte

Nesta segunda-feira, a programação incluiu várias mesas temáticas sobre o cenário epidemiológico da doença na Superintendência do Litoral Leste, com exposição dialogada com a articuladora do GT sobre IST/aids. Estiveram presentes a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesa, Ana Cabral; a técnica da superintendência da Região de Saúde do Litoral Leste, Cristianne Soares; a orientadora da Célula de Vigilância e Prevenção de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis (Cevep/Covep), Juliana Alencar; e a assessora técnica da Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde (Coaps), Isabel Nobre. 

Também foi feita uma exposição sobre a importância do Hospital São José (HSJ) na assistência às pessoas vivendo com o HIV/aids e um diálogo sobre o fortalecimento do cuidado com as pessoas vivendo com a doença, com as atualizações recentes para as garantias de acesso. O convidado foi o diretor clínico da unidade, Lauro Perdigão. Em seguida, foi feito um trabalho em grupo para a construção do Plano de Ação de Cuidados às pessoas vivendo com a síndrome na Região.

Programação

Nesta terça-feira (28), segundo dia de oficina, a enfermeira e coordenadora do Serviço de Atendimento à pessoa vivendo com HIV em Russas, Rosilene Pascoal, irá palestrar sobre a experiência exitosa do atendimento municipal às pessoas que vivem com HIV/aids no município. Em seguida, os presentes farão um trabalho em grupo, para construírem juntos o Plano de Saúde do Litoral Leste para as pessoas vivendo com o vírus.