Sesa vai intensificar vacinação infantil no Estado; iniciativa foi destacada em transmissão on-line

21 de novembro de 2023 - 09:36 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Kelly Garcia
Foto: Ariane Cajazeiras

A live, realizada no canal do youtube da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), teve como tema “Importância da vacinação no bem-estar das crianças” 

Entre os dias 4 e 15 de dezembro, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) intensificará a vacinação, especialmente para o público infantil no Estado. A iniciativa foi divulgada  pela titular da Coordenadoria de Imunização (Coimu) da Sesa, Ana Karine Borges, durante transmissão ao vivo realizada nesta segunda-feira (20), Dia Mundial da Criança. Está previsto ainda um dia D focado na atualização do calendário vacinal das crianças, no próximo dia 9 de dezembro.

Promovida pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde da Sesa, a live, realizada no canal do youtube da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), teve como tema “Importância da vacinação no bem-estar das crianças”

Ana Karine Borges ressaltou a inclusão do imunizante contra a Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação das crianças de 2024, na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos. O esquema vacinal completo contará com três doses, que deverão ser aplicadas seguindo os intervalos recomendados: quatro semanas da 1ª dose para a 2ª dose; e oito semanas da 2ª dose para a 3ª dose. A criança que tomar três doses este ano não precisará repetir em 2024.

Segundo a titular da Coimu, as estratégias de vacinação serão definidas pelos municípios, conforme a aplicação do microplanejamento realizado, considerando as particularidades de cada região, mas com diretrizes centrais definidas pelo Estado. “Entre as estratégias recomendadas estão: vacinação casa a casa, busca ativa de crianças com esquema em atraso, mobilização nas unidades de saúde e horários diferenciados para funcionamento das salas de vacinas”, explica.

No dia D, previsto para 9 de dezembro, recomenda-se a abertura das salas de vacinas e postos estratégicos. “Observamos, dentre os motivos da não vacinação, a falta de tempo dos pais e responsáveis. Assim, disponibilizar vacinação no sábado é uma oportunidade de promover a atualização da situação vacinal das crianças e adolescentes”, explica Ana Karine.

A gestora ainda chamou a atenção para a segurança dos imunobiológicos disponibilizados pelo SUS. “As vacinas têm ajudado a proteger as crianças contra diversas doenças que podem causar sérias consequências e até morte, especialmente em pessoas com sistemas imunológicos em desenvolvimento, como é o caso dos bebês. Todas as vacinas passam por rigorosos testes de segurança e qualidade, incluindo estudos clínicos, antes de serem aprovadas para o público”, ressalta.

Informação é fundamental para aumentar números da vacinação entre crianças

O evento on-line ainda contou com a participação da médica pediatra e membro da Sociedade Cearense de Pediatria, Jocileide Sales; do chefe do escritório do Unicef em Fortaleza, Rui Aguiar; e da assessora técnica da Célula de Vigilância e Prevenção de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis (Cevep) da Sesa, Pâmela Linhares.

A pediatra Jocileide Sales fez um breve histórico da imunização nas últimas décadas e ressaltou a importância da informação. “Há décadas, as crianças morriam de doenças que hoje já conseguimos erradicar, como a pólio e a varíola. Porém, temos que ter segurança e argumentos para indicarmos a vacina para quem ainda a teme”, defendeu.

O chefe do escritório da Unicef em Fortaleza, Rui Aguiar, destacou que a vacinação é um direito universal. “Assim como existe o abandono intelectual, no caso de crianças que estão fora da escola, também há o abandono da saúde, com crianças que não conseguem receber a vacina no tempo certo. Nós precisamos garantir esse direito porque se trata da vida dessas crianças. Essa é a nossa missão: estar por perto para assegurar esse direito”.

Em sua fala, a assessora técnica da Cevep, Pâmela Linhares, detalhou o cenário epidemiológico de doenças preveníveis por vacinas, que inclui o sarampo, a rubéola, pólio, difteria e coqueluche, todas sem casos recentes no Ceará. “Nosso objetivo, na vigilância, é monitorar os indicadores, traçar o perfil epidemiológico e, dessa forma, identificar grupos prioritários, para planejamento da vacinação”.

Sobre o Dia Mundial da Criança

O Dia Mundial da Criança, comemorado em 20 de novembro, foi estabelecido em 1954 com o objetivo de promover a união internacional, a conscientização e a melhoria do bem-estar das crianças de todo o mundo. Esse dia é uma ação anual do Unicef para os pequenos.

Apesar dos avanços nos indicadores de saúde infantil, fica evidente a necessidade de ampliar o enfrentamento das iniquidades relacionadas às condições de saúde e garantir o cumprimento dos compromissos do País diante das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2015-2030 (ODS). Dentre estes, está o direito de receber gratuitamente imunizantes indicados no calendário básico de vacinação.