Saúde do Ceará coordena Monitoramento das Estratégias de Vacinação no estado

28 de junho de 2024 - 12:28 # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Fernanda Teles
Fotos:Thiago Gaspar

De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura recomendada de vacinação para poliomielite e sarampo é 95%

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Coordenadoria de Imunização (Coimu), conduz, a partir da próxima segunda-feira (1º), o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) para poliomielite e sarampo, nos 184 municípios do Ceará. A ação é promovida pelo Ministério da Saúde (MS), tem o objetivo de avaliar a situação vacinal contra as doenças, em crianças menores de cinco anos de idade, e prossegue até 31 de julho. De acordo com o MS, a cobertura recomendada de vacinação para poliomielite e sarampo é de 95%. Veja nota técnica.

O MEV faz parte dos compromissos assumidos pelo Brasil para a erradicação da poliomielite e do sarampo, em conformidade com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Esta ação é de extrema importância, pois permite mapear as áreas com baixa cobertura vacinal e desenvolver estratégias que possibilitem aos municípios atingir as metas vacinais do MS, protegendo a população contra doenças preveníveis por vacinas. A iniciativa possibilita ainda a implementação de ações corretivas para elevar essa cobertura vacinal e torná-la homogênea em todo o território cearense”, ressalta a coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges.

No Ceará, a amostra do MEV representa 34 mil crianças, de seis meses a menores de cinco anos de idade, que terão a caderneta de vacinação avaliada pela equipe de saúde que estará visitando os domicílios. O número foi definido a partir de critérios técnicos baseados no número da população de crianças e de salas de vacinação, registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

O Monitoramento das Estratégias de Vacinação acontece por meio da visita das equipes da Atenção Primária de Saúde (APS) dos municípios às residências, para verificação do cartão de vacinação do público-alvo, possibilitando identificar áreas onde há concentração de não vacinados. “É muito importante que os pais e responsáveis recebam essas equipes que estarão realizando essa busca ativa. A visita será ainda uma oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação com as vacinas do sarampo, da poliomielite e de outras vacinas”, informa a coordenadora da Coimu.

De acordo com Karine, toda a metodologia do MEV que será utilizada pelos profissionais da APS segue os critérios da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). “Todos os resultados do monitoramento serão analisados pela Sesa para definir e planejar estratégias para novas campanhas de vacinação no estado. Além disso, os dados obtidos durante essas visitas domiciliares irão compor um relatório nacional para o processo de recertificação do país livre do sarampo”, afirma.

Treinamento

Para treinar as equipes que atuarão no MEV, a Sesa promoveu, nos dias 11 e 12 de junho, a I Oficina Estadual para o Monitoramento das Estratégias de Vacinação. Realizada pelas equipes da Coimu e da Coordenadoria de Atenção Primária (Coaps), o treinamento aconteceu na Escola de Saúde Pública (ESP) e teve o objetivo de promover o alinhamento das ações recomendadas, simulando as etapas da estratégia que serão aplicadas durante o monitoramento.

A Sesa promoveu, nos dias 11 e 12 de junho, a I Oficina Estadual para o Monitoramento das Estratégias de Vacinação

Além do treinamento presencial, a Sesa realizou ainda três treinamentos remotos da metodologia, totalizando 259 profissionais capacitados dos municípios das Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) e Superintendências Regionais.