Covid-19: prevenção passa por vacinação, uso de máscaras e hábitos de etiqueta respiratória

11 de junho de 2024 - 16:38 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Kelly Garcia
Foto:Ariane Cajazeiras
Arte gráfica: Juliel Veras

Hábitos aprendidos durante a pandemia, como o uso de máscaras em caso de sintomas como coriza e tosse, devem permanecer na rotina

Mesmo com menores taxas de mortalidade desde o início da pandemia, a covid-19 ainda continua sendo transmitida, causando internamentos e óbitos. Por isso, deve-se ficar atento às medidas preventivas, que passam pela vacinação e por alguns cuidados básicos com a higiene e a etiqueta respiratória.

Hábitos aprendidos durante a pandemia, como o uso de máscaras em caso de sintomas como coriza e tosse, devem permanecer na rotina de todos para prevenir a doença. “É muito importante usar máscaras e evitar ambientes fechados, assim como aglomerações, especialmente no caso da população mais vulnerável, como as crianças com menos de dois anos, idosos e pessoas com comorbidades”, destaca o infectologista Keny Colares. 

O consultor em infectologia da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) explica que essas reinfecções são comuns nos casos de vírus respiratórios. “Eles podem infectar várias vezes a mesma pessoa. Isso acontece porque, no decorrer dos meses, o nível de proteção costuma decair, além de comumente ocorrerem variações nos vírus (mutações), que dificultam a ação do sistema de defesa do indivíduo. Por isso, é preciso atualizar a vacina”, esclarece.

Em maio, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) distribuiu mais de 150 mil doses de uma nova vacina contra a covid-19 para os 184 municípios do Estado. O imunizante foi atualizado exatamente devido à necessidade de proteção para as novas variantes da doença.

A vacina monovalente do laboratório Moderna traz a subvariante ômicron XBB 1.5, para a utilização em todas as faixas etárias acima de seis meses. Pessoas de 5 anos ou mais que não fazem parte dos grupos prioritários e nunca foram vacinadas podem receber uma dose da vacina XBB no esquema primário.

Mesmo com esquema completo e doses de reforço, desde que a última dose tenha sido administrada há mais de três meses, a população acima de 5 anos dos grupos prioritários deve buscar uma unidade de saúde para realizar essa atualização.

O imunobiológico está disponível nos postos de saúde e nas unidades dos Vapt Vupt em Fortaleza, localizadas nos bairros Antônio Bezerra, Messejana e Papicu.

LEIA TAMBÉM: Nova vacina: grupos prioritários e crianças devem atualizar imunização contra covid-19

Keny Colares também ressalta que a imunização evita o agravamento da doença. “A proteção conferida pela vacina, assim como a de todos os tipos de imunizantes, não é de 100%. No entanto, ela evita casos mais graves, além de reduzir a transmissão na comunidade. Até porque a maior parte das pessoas já teve algum contato com o vírus”, explica.

Segundo o infectologista, ao notar sintomas como tosse e dor de cabeça, acompanhados de febre ou não, a pessoa deve adotar o uso de máscara e estar mais atenta à higiene das mãos, assim como às normas de etiqueta respiratória, como proteger a boca e nariz, em caso de tosse ou espirro, como medida para proteger os outros. “Também é importante buscar atendimento de saúde, em caso de suspeita, para testar se se trata de influenza, covid-19 ou outro vírus respiratório”, diz.

Caso a covid-19 se confirme e não haja necessidade de internação, a pessoa deve se isolar pelo tempo mínimo de cinco dias em domicílio, usando máscara e ficando atenta à higiene das mãos e dos utensílios. “O teste poderá ser realizado novamente em cinco dias, para verificar se ainda há a presença do vírus. Também é importante identificar a resolução dos sintomas. Indivíduos com teste rápido negativo após o quinto dia do início do quadro ou com remissão dos sintomas após o sétimo dia poderão flexibilizar o isolamento, retornando suas atividades, observando entretanto diversos cuidados, como o uso da máscara, até completar 10 dias. Em caso de internação, o período de isolamento passa para 20 dias”, pontua.