Saúde do Ceará é destaque em mostra nacional de Epidemiologia em Brasília

16 de novembro de 2023 - 15:51 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Kelly Garcia
Foto:Acervo Pessoal

O ExpoEpi aconteceu em Brasília entre os dias 7 e 10 de novembro

Dois trabalhos apresentados pela Saúde do Ceará foram destaque na 17ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi), que destacou práticas exitosas no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi realizado em Brasília, de 7 a 10 de novembro.

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) recebeu menção honrosa pelo trabalho “Implantação do Diagnóstico Molecular da Covid-19 e das arboviroses no Laboratório Regional de Saúde Pública de Juazeiro do Norte/CE”, no eixo “Utilização de plataformas, métodos e fluxos laboratoriais inovadores para a vigilância de doenças infecciosas”.

A assessora técnica do Lacen-CE, Carolina Barjud, apresentou o trabalho em Brasília, representando o laboratório

A assessora técnica do Lacen-CE, Carolina Barjud, que apresentou o trabalho em Brasília, explica que o objetivo foi descrever as estratégias para a descentralização do diagnóstico molecular da Covid-19 e das arboviroses. “Além de fortalecer o laboratório, este processo possibilitou um diagnóstico mais célere, permitindo uma resposta mais rápida para o paciente e favorecendo ações de vigilância em saúde mais assertivas”.

Saúde inclusiva também foi destaque nacional

A orientadora da Célula de Atenção à Pessoa com Deficiência e Necessidades Essenciais da Sesa, Sheila Santiago, representou a Sesa no evento

Outra pesquisa premiada no evento foi apresentada pela orientadora da Célula de Atenção à Pessoa com Deficiência e Necessidades Essenciais da Sesa, Sheila Santiago, com “Saúde inclusiva: cadastro da pessoa com deficiência do Ceará”. O projeto levou o segundo lugar entre mais de 1.800 trabalhos de todo o Brasil.

Criado com o intuito de registrar pessoas com deficiência e embasar a implementação de ações e serviços de saúde direcionadas à população, o desenvolvimento do projeto contou com a equipe da Secretaria Executiva da Atenção Primária e Políticas de Saúde, a coordenadora de Políticas e Gestão do Cuidado Integral à Saúde, Luciene Alice, e a assessora técnica Juliana Donato, em parceria com a coordenadoria de Infraestrutura e Segurança da Informação, da Secretaria Executiva Administrativa-Financeira.

“Por meio do cadastro de pessoas com deficiência, nós conseguiremos ampliar ainda mais as políticas públicas do nosso Estado. O nosso intuito é poder assegurar cada vez mais uma melhor assistência para os usuários do SUS. Por isso, precisamos sempre fazer uma reflexão profunda sobre a inclusão e os direitos de pessoas com deficiência, considerando os desafios e as conquistas relacionados à inclusão e à acessibilidade de todos”, diz Sheila Santiago, orientadora da Célula de Atenção à Pessoa com Deficiência e Necessidades Essenciais da Sesa, que representou a Saúde do Ceará no evento.

A 17ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi) contou com encontros, exposições e palestras de líderes e especialistas da saúde pública de todo o País.