Hospital Infantil Albert Sabin oferece cuidado integral e humanizado a bebês prematuros

16 de novembro de 2023 - 09:39 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hias
Texto e fotos: Ana Lídia Coutinho
Arte gráfica: Arthur Sousa

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), é reconhecido pelo atendimento integrado e diferenciado no cuidado neonatal, especialmente em casos de patologias cirúrgicas em recém-nascidos prematuros. As unidades neonatais recebem pacientes que pesam a partir de 500 gramas, ou com cerca de 22 semanas gestacionais, dentre os quais mais da metade desses bebês precisam de procedimentos para malformações gastrointestinais, neurológicas, cardíacas, entre outras condições.

Há cerca de dois meses, especificamente em 26 de agosto de 2023, Maria Zuleide dos Santos deu à luz a pequena Ana Laura. O parto, marcado por episódios de pressão alta e outras complicações que levaram à necessidade de uma cesária, trouxe desafios significativos para a mãe e a bebê, que nasceu com uma cardiopatia e dificuldades respiratórias que exigiram cuidados especiais.

Maria Zuleide dos Santos, mãe da pequena Ana Laura, aguarda a progressão da filha na alimentação para ter alta da unidade neonatal do Hias

Transferida para o Hias, a pequena permanece em observação recebendo atenção especializada e acompanhamento constante de sua condição. “É um momento difícil, principalmente no começo, pois não tive resguardo. Eu vi minha filha cheia de acessos, não sabia pegá-la no colo. Ela chorava muito e eu chorava junto com ela”, relatou Zuleide.

No entanto, a equipe multiprofissional do Hias vem fornecendo o suporte necessário tanto para a pequena como para Zuleide, que participa ativamente de todo o cuidado de sua filha prematura no hospital. Há um mês internada, atualmente, Ana Laura aguarda uma melhor adaptação na alimentação via oral, para superar a dificuldade em ganhar peso devido à cardiopatia e poder voltar para casa. “Todo o atendimento aqui foi muito bom. Ela está sendo bem monitorada, medicada e alimentada para que a gente possa seguir com o tratamento dela no momento certo”, finalizou.

Assistência integrada ao prematuro

Natália Barbosa, técnica de enfermagem da CTI Neonatal do Hias, trabalha diretamente com os prematuros na Rede Sesa há cerca de nove anos

Os profissionais dos blocos neonatais do Hias, incluindo técnicos de enfermagem, médicos plantonistas e especialistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais, trabalham em conjunto para garantir o melhor cuidado possível aos bebês prematuros. Além do cuidado integral nas unidades, as equipes também realizam o seguimento do cuidado do prematuro de risco após a alta hospitalar.

A coordenadora médica da Terapia Intensiva Neonatal do Hias, Goretti Policarpo, com mais de 30 anos de experiência, orgulha-se dos resultados gerados no hospital, segundo ela, frutos da competência, acolhimento e esforços conjuntos da gestão e dos profissionais envolvidos. “Para a gente é muito gratificante pegar aquele bebê muito grave e vê-lo tendo alta e com o mínimo de sequelas. Essa é a nossa luta no dia a dia, não apenas para eles sobreviverem, mas terem qualidade de vida”, destacou.

Natália Barbosa, técnica de enfermagem da CTI Neonatal, trabalha diretamente com os prematuros da Rede Sesa há cerca de nove anos, tanto no HGF como atualmente no Hias. Suas atribuições incluem um manejo direto com os bebês, realizando higiene e medicação, por exemplo. Para ela, o envolvimento é fundamental para proporcionar suporte emocional às mães durante toda a permanência hospitalar.

“Fico muito feliz ao ver o progresso dos bebês, é uma sensação indescritível ajudar a salvar vidas em uma fase tão delicada, vê-los sendo transferidos pro Bloco A ou indo para casa. Não me vejo trabalhando com outra coisa”, declarou.

Semana da Prematuridade

Hias preparou decoração especial alusiva à campanha Novembro Roxo

Devido ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado nesta sexta (17), as unidades neonatais do Hias ganharam uma decoração temática especialmente preparada para alertar profissionais e responsáveis acerca da importância do cuidado integral a esses pacientes, na cor roxa, alusiva ao chamado Novembro Roxo, mês de conscientização sobre a prematuridade.

No bloco A, foram afixadas fotos das mães com seus bebês, bem como das profissionais que participam dos cuidados a esses pequenos no cotidiano hospitalar, celebrando a vida dessas crianças. Recortes em formato de pés de bebês acompanham as fotos nas vidraças que separam as salas das incubadoras.

Foram afixadas fotos das mães com seus bebês, bem como das profissionais que participam dos cuidados a esses pequenos no cotidiano hospitalar

Além disso, o Hias organizou um evento para aprofundar o envolvimento e o conhecimento dos colaboradores com os serviços de assistência neonatal. A programação acontece no próximo dia 22, a partir das 8h30, no auditório do Centro Pediátrico do Câncer, localizado no 4º andar da unidade.

A iniciativa é do Núcleo de Segurança do Paciente, em parceria com o Centro de Terapia Intensiva Neonatal, com o Bloco A e o Banco de Leite Humano do Hias, entre outros setores da unidade hospitalar.

Confira mais detalhes da programação