Hias recebe 14 cirurgiões pediátricos para fortalecer procedimentos eletivos e de emergência

1 de fevereiro de 2024 - 14:44 # #

Assessoria de Comunicação do Hias
Texto e fotos: Ana Lídia Coutinho

A chegada de 14 profissionais permite a ampliação do serviço de Cirurgia Pediátrica no Hospital Infantil Albert Sabin

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou uma reunião de acolhimento na manhã desta quinta-feira (1º) para 14 novos cirurgiões que passam a integrar o corpo clínico da instituição. As admissões permitem a ampliação do serviço de Cirurgia Pediátrica, beneficiando tanto os procedimentos eletivos como os de emergência.

De acordo com o coordenador do serviço de cirurgia pediátrica do Hias, Augusto César Gadelha de Abreu Filho, a chegada dos profissionais também proporciona a diminuição de custos e uma otimização das escalas de trabalho sem quebra de continuidade, permitindo que as equipes realizem procedimentos no centro cirúrgico em mais horários, como à noite e aos fins de semana, contemplando, por exemplo, o Programa de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas.

“Além disso, estamos valorizando os cirurgiões pediatras que já prestam serviço ao hospital e passam a ser da Sesa. Este é um crescimento do serviço em todos os sentidos” disse o coordenador.

De acordo com o coordenador da cirurgia pediátrica do Hias, Augusto César Filho, os objetivos das admissões incluem a redução de custos e a otimização das escalas de trabalho

A diretora-geral do HIAS, Fábia Linhares, apresentou aos novos cirurgiões os principais serviços do hospital, destacando os serviços que tornam o Hias a unidade referência para a saúde infantil, inclusive especialidades cirúrgicas. Na ocasião, também citou o planejamento da gestão para a construção de um novo bloco tecnológico, que irá aprimorar o centro cirúrgico, ampliando sua capacidade para procedimentos, bem como contar com novos equipamentos.

“Estamos numa empreitada para realizar esse sonho e poder atender cada vez melhor as crianças do Ceará, tanto em termos de cirurgias eletivas como no nosso Centro de Emergência”, afirmou a diretora.

LEIA TAMBÉM: Referência nacional, Hospital Infantil Albert Sabin apresenta planos de novas melhorias

Márcia Góes é uma das cirurgiãs chamadas para assumir as escalas da emergência e das cirurgias eletivas no Hias, onde já atua. Diante desse novo desafio, ela expressa um sentimento de renovação e gratidão: “É um novo começo, principalmente porque já trabalho aqui e aqui sempre foi minha casa, e adorei ter sido chamada para cá. Só quem trabalha aqui sabe o quanto a gente ama esse lugar, temos nossas dificuldades, mas juntos brigamos para melhorar o serviço.”

Para Márcia Góes, uma das cirurgiãs chamadas, este momento marca um novo começo na unidade

Saiba mais

O Hospital Infantil Albert Sabin é reconhecido como o maior serviço de cirurgia pediátrica do Ceará, responsável pelos procedimentos de maior complexidade na área pediátrica, com exceção de transplantes. Além disso, possui a única residência médica em cirurgia pediátrica do estado, com reconhecimento no norte-nordeste, sendo referência em assistência, ensino e pesquisa. O Hias realizou um total de 10.900 procedimentos cirúrgicos em 2023.

Chamamento público

Os servidores fazem parte da terceira convocação de 2023 e encerram a primeira etapa da incorporação dos aprovados em concurso da Saúde do Ceará realizado em 2021 ao regime estatutário. Ao todo, dois mil concursados foram convocados ao longo do ano passado: 600 em maio, 600 em setembro e 800 em dezembro. Mais de três mil profissionais serão chamados nos próximos três anos, sendo mil em 2024, mil em 2025 e 1.311 em 2026.