Hospital Infantil Albert Sabin realiza sessão de fotos de Páscoa com bebês da unidade neonatal

27 de março de 2024 - 14:00 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hias
Texto e fotos: Ligia Freitas Duarte

Maria Eduarda participa da sessão de fotos com o filho Nicolas

Em meio aos cuidados específicos dos recém-nascidos internados na unidade neonatal do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), vinculado à Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), família e equipe técnica encontram motivos para comemorar: a primeira páscoa dos pequenos. Mesmo em ambiente hospitalar, o momento será marcada por amor, carinho e cuidados. A equipe multidisciplinar da unidade organizou uma sessão de fotos temática, que aconteceu nesta terça-feira (26), dentro dos quartos em que os recém-nascidos estão internados.

Cerca de 20 bebês participaram da ação, que contou com um cenário decorado especialmente para a ocasião. Sob a orientação da psicóloga Emanuella Brito, a equipe se dedicou a cada detalhe, garantindo cuidados e higiene adequados ao posicionar decorações nas incubadoras e adereços de coelhinho nos bebês. Cada mãe teve a oportunidade de escolher o modelo de decoração para a foto de seu filho, tornando o momento ainda mais pessoal e significativo.

Para Emanuella, o ensaio fotográfico fortalece os laços entre mães e bebês, criando memórias afetivas preciosas, essenciais para enfrentar os desafios diários da internação neonatal. ¨Esta ação é feita para minimizar esse distanciamento familiar que a internação traz por si só e também para aproximar esse vínculo familiar. Quando fazemos os registros e enviamos, a família começa a conhecer o bebê. Há um feedback maior entre a mãe, o acompanhante que está aqui no hospital e a família. Isso vai aproximando e facilitando recursos de enfrentamento para quem está aqui, enfrentando essa luta, muitas vezes solitária”, enfatiza a psicóloga.

Maria Eduarda, mãe de Nicolas, residente em Palmácia, interior do estado, expressou sua alegria com a sessão de fotos: ¨É muito especial esse momento para nós que estamos aqui, neste ambiente estressante do hospital, sempre preocupados diariamente. Ter um momento como esse, que nos faz nos aproximar do bebê e até mesmo nos conectar com o hospital, é muito bom”, reforçou a mãe.

Os registros feitos na unidade vão ser compartilhados com as mães via WhatsApp para que possam enviar para seus familiares.

Equipe multidisciplinar do Hias realiza sessão de fotos da Páscoa com bebês da unidade neonatal

Entrega de ovos da Páscoa

Além da sessão de fotos, o Hias também proporcionou outro momento esperado pelas crianças e acompanhantes: a entrega de ovos de Páscoa e kits de guloseimas. Todos os pacientes internados no hospital receberam os chocolates temáticos, fruto de uma iniciativa interna dos colaboradores da instituição, que todos os anos arrecadam valores para essa finalidade. Ao todo, 457 ovos foram distribuídos nas áreas do Hias ao longo da quarta-feira (27), proporcionando um pouco mais de alegria e doçura aos pacientes e suas famílias.