Hospitais da Rede Sesa fortalecem ações para prevenir lesões por pressão

14 de novembro de 2023 - 16:51 #

Assessoria de Comunicação do HRC, Helv e HRN
Texto: Cícero Dantas, Isabelle Azevedo e Teresa Fernandes
Fotos: Cícero Dantas e Thiago Freitas

Hospital Regional do Cariri alerta sobre os cuidados para evitar as lesões por pressão

Quem busca os serviços do Hospital Regional do Cariri (HRC), rede da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), encontra, na recepção da unidade, um painel com informações da Campanha Mude de Lado, que tem como objetivo sensibilizar profissionais de saúde, familiares e acompanhantes sobre a importância da prevenção da lesão por pressão.

Esse tipo de evento adverso, também conhecido por úlcera por pressão ou escara, é caracterizado por feridas que aparecem na pele de pacientes que permanecem muito tempo na mesma posição, geralmente acamados ou com mobilidade reduzida. As lesões, que podem até atingir músculos e ossos, surgem devido à interrupção sanguínea em uma determinada área do corpo, ocasionada muitas vezes pela pressão constante da pele com uma superfície.

De acordo com a enfermeira estomaterapeuta do HRC, Yterfania Feitosa, esse tipo de lesão é um dos principais eventos adversos relacionados à assistência em serviços de saúde e está associada às condições clínicas e fatores de riscos. “Os pacientes que estão em internação prolongada, especialmente de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e nas UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva), e idosos com pouca mobilidade são os mais propensos a adquirir esses ferimentos”, explicou.

É importante sempre ressaltar que as lesões por pressão causam diversos danos ao paciente, não só na pele. “Essas pessoas têm sua qualidade de vida comprometida pela dor e sofrimento decorrente do tempo necessário para a cicatrização das feridas, além de aumento no período de internação. Toda essa situação pode desencadear uma série de complicações adicionais, incluindo infecções secundárias e até mesmo agravamento das condições clínicas preexistentes, além do impacto psicológico que os pacientes e familiares enfrentam devido às limitações impostas por essas lesões”, acrescentou Feitosa.

Durante todo o mês de novembro, a equipe de enfermagem da unidade está executando ações educativas com profissionais de saúde, familiares e acompanhantes, sobre a gravidade do problema e como prevenir as lesões por pressão. “A prevenção desse problema é essencial e pode ser alcançada por meio de práticas fundamentais como mudança de posição a cada 2h, uso de superfícies adequadas e troca de fraldas, sempre que necessário”, concluiu a estomaterapeuta.

Equipe de enfermagem do HRC alerta sobre a gravidade do problema e como prevenir as lesões por pressão

HRN tem protocolo para prevenir o problema

No Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, o protocolo de lesão por pressão está sendo fortalecido com um GT (grupo de trabalho) que pretende aprimorar treinamentos e capacitações na área, além de avaliar a necessidade de tecnologias para prevenção e tratamento de pacientes.

“A lesão por pressão tem um acompanhamento na ótica da multidisciplinaridade; cada área tem seu papel”, ressaltou a enfermeira estomaterapeuta do HRN, Claudia Galdino. O serviço de Estomaterapia do HRN é referência na prevenção e tratamento de estomias e feridas agudas e crônicas. Além disso, há um acompanhamento ambulatorial após a alta hospitalar.

No HRN, há um acompanhamento mais intensivo do protocolo de prevenção nos setores de internação prolongada ou em que os pacientes ficam mais acamados como as UTIs, Unidades de AVC e Intermediárias. Segundo Galdino, muitos são os riscos dessa enfermidade, podendo prolongar a internação do paciente e, em alguns casos, até levar à morte.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), essas lesões correspondem ao terceiro tipo de evento mais notificado pelos Núcleos de Segurança do Paciente das unidades hospitalares. Para evitar as lesões, um dos principais cuidados é auxiliar o paciente na mudança de lado, rodiziando as posições; outro cuidado é o uso de tecnologias como os colchões pneumáticos, além de controle de umidade, cuidados com a higiene e a hidratação da pele dos pacientes.

Pessoas com limitação de movimento, restritas à cadeira ou à cama, podem ser acometidas por essas lesões

Helv investe no reforço do Protocolo de Lesão por Pressão

Anualmente, a Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST), realiza a Campanha Nacional de Prevenção de Lesões por pressão (LP) intitulada de “Campanha Mude de Lado”, uma alusão ao dia 20 de Novembro, Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão. Para se somar à campanha, o Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv) irá realizar uma programação com atividades e treinamentos a serem realizados a partir do dia 20 de novembro e no mês de dezembro.

As oficinas serão especificamente sobre o Protocolo de Prevenção de Lesão por Pressão. A estomaterapeuta do Helv, Alessandra Mororó, explica que o treinamento será apresentado de forma lúdica, utilizando-se da história em quadrinhos para falar sobre o assunto. O objetivo da atividade é evidenciar o trabalho interdisciplinar na Prevenção de Lesão por Pressão.

“Esse ano, além de mostrar a atuação dos profissionais fazendo as medidas preventivas, vamos reforçar a importância de notificar a lesão por pressão para que o nosso indicador de incidência fique mais fidedigno. Vamos conscientizar os profissionais da importância de registrar quando a gente tem a incidência de lesão, porque é um indicador que precisamos acompanhar durante o ano inteiro, para avaliar o funcionamento do protocolo”, explica a enfermeira.