Semana Santa: Saúde Ceará atua com serviços 24 horas durante feriado

26 de março de 2024 - 17:32

Texto: Levi Aguiar
Fotos: Tatiana Fortes/Gov. do Ceará e Levi Aguiar

Simulação de atendimento na ambulância do Samu 192 Ceará (Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará)

Para muitos cearenses, o feriado da Semana Santa é o momento ideal para curtir ou relaxar em uma viagem pelo litoral ou interior do estado. O período marca um aumento do fluxo nas estradas e um crescimento do registro de acidentes e mortes no trânsito. Considerando o histórico no cenário do feriado, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) atua com serviços essenciais para garantir a melhor assistência em situações de risco e agravos para a população.

Conforme a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) da Sesa, em 2023, o Ceará registrou 99 casos de mortes violentas, como acidentes de trânsito, quedas e homicídios. A Rede da Saúde do Ceará conta com serviços dos hospitais, distribuídos pelo Estado, que funcionam todos os dias da semana. Além disso, as 45 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) permanecerão abertas 24 horas para atender casos de urgência e emergência.

Outro serviço que trabalha diuturnamente é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ceará 192, que atende 163 municípios do estado. Conforme o diretor técnico do Samu Ceará 192, Luciano Quental, durante o período da Semana Santa, haverá a intensificação de operações para garantir um atendimento eficaz e ágil.

“Estamos atuando para, em casos de ocorrências, reduzir o tempo de resposta para ocorrências relacionadas a acidentes, alcoolismo, afogamentos ou agressões, que representam a maioria dos chamados recebidos neste período. Observamos um aumento significativo da vulnerabilidade e risco de acidentes nas rodovias e praias do estado, bem como um aumento na população flutuante em alguns municípios”, detalha.

LEIA MAIS | Samu 192 Ceará dá dicas para evitar acidentes durante Semana Santa

Operação Carnaval 2024: Samu 192 Ceará intensifica atendimento no período

Emergências odontológicas

Na saúde bucal, na hora de uma emergência, como dores de dentes agudas, há o Centro de Especialidade Odontológica (CEOs) em Fortaleza, que atende até nas madrugadas: o CEO Centro, localizado na Avenida Tristão Gonçalves, 288. Há também atendimento de urgência odontológica em três UPAs do Estado: Praia do Futuro, Canindezinho e José Walter.

Seja por dores de dentes intensas e recentes, inchaços relacionados a dores, hemorragias na boca, traumas por pancadas, deslocamentos e fraturas de coroas protéticas, nossos CEOs, junto às UPAs da Praia do Futuro, Canindezinho e José Walter, oferecem cirurgiões dentistas de plantão 24 horas”, explica Nalber Sigian, coordenador da Célula de Atenção à Saúde Bucal (Cebuc) da Sesa.

Serviço de Verificação de Óbitos funciona em regime de plantão

Responsável por investigar os óbitos de morte natural, ainda sem causa definida, o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), localizado na BR 116, s/n, em Messejana, funciona em regime de plantão, todos os dias da semana. O SVO acolhe os falecidos e os familiares para os trâmites de definição da causa da morte natural e emissão das respectivas declarações de óbitos. Em caso de óbito de morte natural, sem suspeita de violência ou causa externa, deve ser feito o contato com o SVO pelos telefones 3101.2148, 3101.2149 e 3101.2150 para a regulação do atendimento.

Nos casos de óbitos domiciliares ocorridos no período diurno e no município de Fortaleza, há a possibilidade do acionamento do serviço móvel para atendimento no próprio domicílio. Para óbitos em vias públicas, o contato deve ser feito com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), pelo 190, para verificação da natureza de morte e posterior encaminhamento ao órgão responsável.

Banco de Leite Humano do HGCC recebe doações no feriadão

Em relação à doação de leite materno, para ajudar a salvar vidas de recém-nascidos, o Banco de Leite Humano do Hospital Geral César Cals (HGCC) aguarda sempre por uma boa ligação. As mulheres que estão amamentando, têm excesso de leite e querem doar devem entrar em contato via WhatsApp, (85) 99421.9941, para fazer o cadastro, receber orientações e agendar o dia para que o hospital envie a equipe para buscar o leite.

O serviço tem atendimento 24 horas, por telefone, e no próprio banco, localizado na avenida Imperador, 372, Centro, para as mães com intercorrências na amamentação. O leite materno, alimento rico em proteínas e vitaminas, ajuda na recuperação da saúde dos bebês, reduzindo pela metade o tempo de internação na Unidade Neonatal.

Planos Operacionais

A Saúde do Ceará, em parceria com as Polícias Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza, produziu planos operacionais para cada região do Estado com o objetivo de promover a prevenção de acidentes e a mitigação dos efeitos das ocorrências durante o período.

A coordenadora de Atenção à Rede de Urgência e Emergência (Corue) da Sesa, Eva Baia, explica que os planos mapeiam os equipamentos, a capacidade de atendimento e os insumos necessários para atender as demandas no período. “Construímos e disseminamos esquemas para que todas as regulações consigam identificar as necessidades dos usuários. Dessa forma, quando o Samu 192 Ceará é acionado, por exemplo, o paciente será levado para a unidade mais próxima para receber o atendimento direcionado”, explica.

Técnicos da Coordenadoria de Atenção à Rede de Urgência e Emergência (Corue) da Sesa

“Atuamos para pensar no tempo de resposta para cada situação possível dentro da nossa rede de assistência, considerando a importância da regionalização dos atendimentos. O plano é utilizado para organizar ainda mais a rede de atenção à saúde diante de um histórico de ocorrências que se apresentam na Semana Santa”, conclui.