Centro de Convivência Antônio Diogo recebe visita de especialistas internacionais em hanseníase

6 de outubro de 2023 - 09:39 # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Kelly Garcia
Fotos: Kelly Garcia e David Medina (NHR Brasil)

Segundo o diretor-geral do CCAD, Assis Guedes, essa foi a primeira vez que um grupo composto por pessoas vindas de outros países visitou a instituição

Uma comitiva da Aliança Netherlands Leprosy Relief (NLR) – organização internacional sediada na Holanda e composta por líderes do Brasil, Índia, Indonésia, Nepal e Moçambique – esteve, nesta quinta-feira (5), em visita ao Centro de Convivência Antônio Diogo (CCAD), em Redenção, unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa)

Os cinco países concentram mais de 80% dos casos de hanseníase no mundo. Com quase um século de existência, o CCAD é referência na preservação da história do tratamento da hanseníase no Brasil, assim como na ressocialização das pessoas curadas. A ideia foi compartilhar experiências com especialistas de vários países do mundo.

Os 30 profissionais da organização foram recebidos pela equipe do CCAD e fizeram um tour pelo espaço, incluindo o Memorial Leprosaria Canafístula. À tarde, o grupo participou de uma roda de conversa para discutir o contexto da hanseníase a nível global e também a implementação de ferramentas adicionais para a interrupção da transmissão da doença, alinhada com estratégias da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o diretor-geral do CCAD, Assis Guedes, essa foi a primeira vez que um grupo composto por pessoas vindas de outros países visitou a instituição. “Mostramos o trabalho do memorial e também o ambulatório de dermatologia, que atende com uma metodologia focada no paciente de hanseníase, com médico dermatologista, enfermeiro, fisioterapeuta e assistente social. O ambulatório realiza coleta da linfa, biópsia, avaliação neurológica simplificada em hanseníase e prevenção de incapacidade física. Hoje somos referência aos municípios de Redenção, Acarape, Barreira, Ocara, Aracoiaba, Capistrano, Baturité e Guaiúba, com diagnóstico e encaminhamentos necessários”, explica.

A CEO da NLR Alliance, Linda Hummel, destacou o quanto é válido compreender o caminho já percorrido no tratamento da doença. “É importante para todos nós permanecermos atentos sobre a existência da doença, que atinge tantas pessoas não só de forma física mas também mental. Então por isso é importante compreender o passado para podermos construir um mundo diferente hoje e no futuro. Com a inspiração sobre esse passado que tivemos aqui hoje, isso nos dá mais energia e insights para acabar com a hanseníase o quanto antes”, disse.

A CEO da NLR Alliance, Linda Hummel, recebeu uma das artes do poeta Manelão, que mora no Centro de Convivência Antônio Diogo

Ashok Agarwal, diretor nacional da NLR India, ficou impressionado com o trabalho desenvolvido no Ceará. “Eu estou muito feliz em estar aqui no Brasil e essa é a minha primeira visita a uma ex-colônia aqui.  Apesar do Brasil ter menos casos de hanseníase comparado com a Índia, o país tem feito um trabalho fundamental em termos de vigilância e prevenção de forma a guiar ações em outros lugares do mundo”.

O médico hansenólogo Marcos Virmond, presidente do conselho curador da NHR Brasil, falou da importância do CCAD para a história do combate à doença. “Chama muito a atenção a preservação da história desta colônia. Percebemos a manutenção perfeita das edificações, dos documentos e também o cuidado com os pacientes remanescentes aqui. Existe uma preocupação com o presente e com o passado, o que é fundamental para a gente olhar para o futuro”, destaca.

A ideia da visita da NHR Brasil foi compartilhar experiências com especialistas de vários países do mundo. Foto: David Medina (NHR Brasil)

O epidemiologista e diretor executivo da NHR Brasil, Alexandre Menezes, apontou sobre a riqueza cultural e de conhecimento dessa experiência para os presentes. “Trouxemos pessoas da Holanda, da Índia, do Nepal, de Moçambique e também da Indonésia, além de integrantes da equipe do Brasil. Ao todo, foram 19 pessoas de outros países. É realmente muito rico e todos estão achando uma grande experiência”, disse. 

Os 30 profissionais da organização foram recebidos pela equipe do CCAD e fizeram um tour pelo espaço, incluindo o Memorial Leprosaria Canafístula

Na ocasião, alguns moradores do CCAD entregaram para os integrantes da comitiva artes elaboradas nas oficinas do Grupo Coração de Jesus, composto pelos remanescentes da ex-colônia. O grupo produz materiais artísticos nas linguagens do teatro, pintura e colagem.

Sobre a NRH Brasil e a NLR Alliance

A NHR Brasil, membro da NLR Alliance, atua no enfrentamento da hanseníase no País há quase 30 anos, promovendo e apoiando iniciativas para detecção precoce, prevenção de incapacidades, reabilitação física e psicossocial, redução do estigma, inclusão socioeconômica e assessoramento para garantia de direitos das pessoas acometidas pela hanseníase e por outras Doenças Tropicais Negligenciadas.

Trata-se de uma organização social sem fins lucrativos vinculada à holandesa NLR International, trabalhando em parceria com órgãos de governo, instituições de ensino e pesquisa, movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil. Atualmente, desenvolve projetos focados em áreas de alta endemicidade para a doença em eixos de Zero Transmissão, Zero Deficiências e Zero Exclusão.