‘É preciso buscar ajuda na hora certa’: Outubro Rosa enfatiza prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

3 de outubro de 2023 - 14:32 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC)
Texto: Thiago Andrade e Fernanda Teles
Fotos: Thiago Andrade e Carlos Alberto Jr.

Francisca Soares teve diagnóstico de câncer em 2017: “sigo na prevenção e toda mulher tem que fazer o mesmo” (Foto: Thiago Andrade)

Francisca Soares, 48, teve a vida transformada e, a cada novo outubro, ela tem a oportunidade de incentivar outras mulheres a transformarem as próprias vidas também. O mês é mundialmente reconhecido como um período marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, o chamado Outubro Rosa.

A cuidadora de idosos teve câncer de mama diagnosticado no ano de 2017. Ela destaca que sempre se manteve atenta ao próprio corpo, sobretudo após os 40 anos. Foi naquele ano que ela percebeu uma mancha escura na roupa, na altura do seio, depois de carregar uma criança no colo.

“Examinei com mais atenção e percebi gotinhas de um líquido cor de ferrugem saindo da mama esquerda. Até então eu sempre fazia o autoexame e não acontecia nada, não tinha líquido nem nada. Mas a partir dali percebi que era importante eu ir ao médico”, relata.

Após o tratamento do câncer, Francisca segue a rotina de prevenção no Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC) (Foto: Thiago Andrade)

O histórico familiar serviu de alerta para Francisca, que destaca a importância do diagnóstico precoce: “Na minha família, já perdi um irmão de 45 anos por causa de um câncer. Ele chegou a fazer cirurgia, mas quando foi tratar já estava muito avançado. Acho muito importante falar a respeito disso, pois é um problema gravíssimo que pode ser contornado. É preciso ter fé e é preciso buscar ajuda na hora certa também, não pode dormir no ponto”.

Após o tratamento do câncer, Francisca segue a rotina de prevenção no Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). “Aprendi que, quando se descobre no início, as chances são melhores, por isso sigo na prevenção e toda mulher tem que fazer o mesmo. E não é só em outubro, vale para todos os meses. Outubro é só a campanha”, aconselha.

Sobre a saúde após o câncer, Francisca responde esbanjando alegria e otimismo: “Vou para um lado, vou para o outro, resolvo meus problemas. A saúde aqui é no auge! Eu já acordo feliz, eu já durmo feliz, sou apaixonada pela vida”, afirma.

Diagnóstico precoce

Médico mastologista do IPC, Olívio Feitosa enfatiza a importância do acompanhamento médico e do cultivo de hábitos saudáveis (Foto: Thiago Andrade)

O câncer de mama é o câncer de maior incidência em mulheres no mundo. Em 2023, estima-se o surgimento de cerca de três mil novos casos de câncer de mama no Ceará, o equivalente a quase 28% das ocorrências estimadas de câncer entre as mulheres no Estado.

Os estudos mostram que quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura. “Quando um tumor é identificado em fase inicial, as chances de cura chegam a cerca de 95%”, explica Olívio Feitosa, médico mastologista do IPC.

Para a detecção precoce do câncer de mama, o Ministério da Saúde recomenda exames clínicos regulares a partir dos 40 anos e o exame de mamografia a partir dos 50 anos.

Olívio enfatiza a importância do acompanhamento médico: “É importante conhecer o próprio corpo e ir ao posto de saúde regularmente. Antes da idade indicada para a mamografia de rastreio, o exame físico feito por um médico ou por uma enfermeira é o mais recomendado. O autoexame pode muitas vezes detectar alterações somente quando a doença já estiver em um estágio avançado, com menores chances de cura”, explica o profissional.

Outra aliada para a cura do câncer é a prevenção a partir do cultivo de hábitos saudáveis. “Aspectos genéticos que podem sugerir uma predisposição ao câncer a gente não consegue mudar, mas existe aquilo que está ao nosso alcance e faz muita diferença nas estatísticas”, comenta o mastologista. “Controle de sobrepeso, uma alimentação com menos gordura, evitar bebidas alcoólicas, comer mais frutas, fazer exercícios físicos, não fumar. Isso tudo é prevenção do câncer de mama e de várias outras doenças”, lista o médico do IPC.

Lançamento da Campanha Outubro Rosa

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa) e Secretaria das Mulheres, abre nesta quarta-feira (4), às 9h, na Escola de Saúde Pública (ESP/CE), a programação da campanha Outubro Rosa. O evento contará com as presenças da vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero; da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho; além de outras autoridades e representantes da sociedade civil.

A abertura terá painel sobre “A importância da prevenção e do estilo de vida para evitar o câncer de mama”, que inclui palestras da diretora do Instituto do Câncer do Ceará (IPC), Cristina Benevides, e do presidente do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos da UFC (Geeon), Luiz Porto, além do relato de uma paciente que passou por tratamento para o câncer de mama.

A programação completa será realizada pela Sesa e Secretaria das Mulheres e inclui atividades de conscientização para prevenção em locais públicos da capital e do interior, palestras na Casa da Mulher Cearense, seminários com colaboradores e uma corrida a ser realizada no próximo dia 29 de outubro, na Avenida Beira Mar. As inscrições para a corrida já estão abertas e podem ser realizadas através do site do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE), parceiro do evento.

O Instituto de Prevenção de Câncer do Ceará (IPC), a partir do lema “Outubro Rosa é o ano todo”, também segue com programação especial ao longo de todo mês, com palestras, teatro, atividades musicais e outras ações de cunho educativo. A unidade de saúde também irá ampliar a oferta de mamografias ao longo de todo o mês.

Fachada da Sesa recebe iluminação cor-de-rosa durante todo o mês de outubro

Fachada da Sesa terá iluminação cor de rosa durante todo o mês de outubro (Foto: Carlos Alberto Jr.)

Quem passar pela avenida Almirante Barroso pode ver uma iluminação especial, neste mês de outubro, no prédio da Sesa. Por causa do Outubro Rosa, a fachada recebe a cor alusiva à campanha.

A iluminação especial da fachada também vai abranger outros órgãos públicos estaduais: as Secretarias da Saúde, das Mulheres e da Fazenda; a TV Ceará; o Planetário Rubens de Azevedo, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura; o Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros; a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo; o Metrô de Fortaleza; a Biblioteca Pública Estadual do Ceará; o Cineteatro São Luiz; o Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário; o Relógio da Estação das Artes; e o Porto Iracema das Artes.