Outubro Rosa: HSM realiza palestras e atividades para reforçar a prevenção ao câncer de mama

19 de outubro de 2023 - 16:49 # # #

Assessoria de Comunicação do HSM Texto: Milena Fernandes
Foto: Ascom HSM

   Campanha Outubro Rosa é realizada junto aos colaboradores e pacientes do Hospital de Saúde Mental

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou nesta quarta-feira (18) uma tarde de palestras sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. A ação faz parte da programação de atividades da campanha Outubro Rosa, que acontece durante todo o mês, com foco na conscientização sobre os riscos da doença junto aos colaboradores da unidade.

“A melhor forma de colaborar com campanhas como essa é promovendo a saúde, através de ações e oportunidades de conhecimento e trocas de experiências”, justifica a enfermeira Samara Nunes, coordenadora do Serviço Especializado em Segurança do Trabalho (Sesmt) do HSM.

Durante o evento, foram ministradas as palestras “Prevenção ao câncer de mama”, com a médica mastologista Rilciane Reis, e “Estilo de Vida Saudável na Prevenção do Câncer de Mama”, com a nutricionista clínica Ticihana Oliveira. Além dos funcionários, os pacientes do Elo de Vida, serviço do HSM voltado para o tratamento de dependência de álcool e outras drogas, também estiveram presentes.

Evento esclareceu a importância de hábitos de vida saudáveis para a prevenção do câncer de mama

Alimentação saudável no combate ao câncer de mama

De acordo com Ticihana Oliveira, que abriu o evento, algumas atitudes são essenciais na prevenção do câncer de mama. Ela recomenda atenção redobrada para os hábitos alimentares saudáveis, atividade física regular, sono adequado, gerenciamento do estresse e da ansiedade e com a boa saúde intestinal.

“A saúde mental está diretamente ligada à saúde física, por isso é importante cuidar das emoções, da alimentação, da espiritualidade e do corpo. Em relação aos hábitos alimentares, o recomendado é criar uma rotina alimentar adequada, preferindo sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados”, explica.

Médica mastologista alerta para a importância da prevenção do câncer de mama desde jovem

A mastologista Rilciane Reis explicou como fazer o autoexame, porém destacando a necessidade dos exames de rotina, como ultrassonografia de mama e a mamografia (recomendada a partir dos 40 anos de idade). Além da prevenção, a especialista esclareceu os tipos de tratamentos realizados atualmente. “Sempre estamos reforçando a importância de conscientizar e informar sobre o câncer de mama, pois juntos podemos fazer a diferença no tratamento e prevenção, acolhendo os pacientes”, afirma.

Ações junto aos pacientes do HSM

Desenhos e pinturas com o tema Outubro Rosa realizados pelas pacientes internadas no HSM

A Campanha Outubro Rosa do HSM também tem envolvido os pacientes internados e os que são atendidos pelo Hospital Dia. Durante essa semana, os terapeutas ocupacionais do hospital estão desenvolvendo diversas atividades artísticas, como pinturas e desenhos, além de dinâmicas, exercícios físicos e educativos que tratam de uma maneira leve a importância de prevenir o câncer de mama.

Na manhã desta quinta-feira (19) foram realizados com alongamentos, exercício de respiração profunda e circuito funcional.

Algumas instituições de ensino público, parceiras do HSM, também vêm realizando atividades com o intuito de promover os benefícios das práticas corporais, que contribuem com a prevenção do câncer e estimulam o bem estar dos pacientes.

Na manhã desta quinta-feira (19) foram realizados alongamentos, exercício de respiração profunda e circuito funcional. “Isso tudo nos ajuda a refletir sobre o que queremos e o que podemos fazer pela nossa saúde física e mental. Hoje, aprendemos que é possível prevenir doenças, como o câncer de mama. Eu estava depressiva quando acordei, mas com essas atividades muito criativas que estamos realizando já me sinto bem melhor”, declarou Lucilene Oliveira, 45, uma das pacientes atendidas no Hospital Dia do HSM.