Outubro Rosa: HSM realizará atendimento psicológico para pacientes com diagnóstico de câncer de mama

18 de outubro de 2023 - 11:30 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HSM
Texto e fotos: Milena Fernandes

Suporte psicológico é fundamental para pacientes com diagnóstico de câncer de mama

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizará durante este mês de outubro, atendimentos psicológicos emergenciais para homens e mulheres que receberam diagnóstico de câncer de mama. A ação faz parte do cronograma de atividades da Sesa para a campanha Outubro Rosa e tem como foco o acolhimento emocional aos pacientes diagnosticados.

O Plantão Psicológico do HSM, vinculado ao setor de emergência, é um serviço da psicologia pautado na perspectiva da Psicoterapia Breve Focal, cuja característica principal é a escuta terapêutica voltada para a dor emocional mais emergente. O objetivo é ajudá-los a entender e administrar questões psicológicas emergenciais.

“O número de sessões é reduzido, justamente pelo fato de haver um foco maior e varia entre três e quatro sessões. Ao final desse breve processo, a demanda é novamente avaliada e pode ser sanada ou estabilizada. Desse modo, ainda havendo necessidade de cuidados, o paciente é encaminhado para o serviço de psicoterapia”, afirma a coordenadora de psicologia do HSM, Juliana Murta.

‘O apoio psicológico é suporte para qualidade de vida e enfrentamento do medo’, afirma a psicóloga Juliana Murta

Neste mês de outubro, os pacientes com diagnóstico de câncer de mama que necessitam de um apoio psicológico poderão comparecer à emergência do HSM, onde serão direcionados ao Plantão Psicológico. Os atendimentos serão realizados em duas sextas-feiras: dias 20 e 27 de outubro, no período da tarde, entre 13h e 18h. Não é necessário realizar agendamento.

A psicóloga explica que o suporte psicológico pode auxiliar o paciente a elaborar melhor as emoções e os pensamentos. “Através desse acolhimento especializado, é possível criar novas estratégias para se adaptar à realidade e vivenciar esse processo de tratamento. O apoio psicológico nesses casos surge como suporte para qualidade de vida e enfrentamento do medo, das angústias e incertezas que surgem com o diagnóstico”, orienta Murta.

Serviço:

Plantão Psicológico do HSM voltado para pacientes com diagnóstico de câncer de mama
Datas: 20 e 27 de outubro de 2023
Horário: 13h às 18h
Local: Emergência do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) – Rua Vicente Nobre de Macedo, s/n – Messejana