Profissionais do HSM se unem para praticar esportes e reforçam melhoria da saúde física e mental

21 de agosto de 2023 - 16:22 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HSM
Texto: Milena Fernandes
Fotos: Acervo pessoal
Arte gráfica: Brauliana Barbosa

  A prática de atividades esportivas em grupo pode ajudar a fortalecer os laços entre os profissionais, proporcionando um ambiente de trabalho mais descontraído

Corrida, musculação, remo, ciclismo, yoga, natação e luta. Estes são alguns dos esportes praticados pelos participantes do grupo Kmentais, formado por quarenta profissionais do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Toda semana eles se encontram em algum ponto da cidade, como na Avenida Beira-Mar, por exemplo, para praticar atividades físicas. A equipe é formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais da saúde.

Um dos incentivadores da prática de esportes é o psiquiatra Alexandre Lima, de 43 anos, que há mais de 12 anos costuma ir para o trabalho de bicicleta. “Além de usar a bicicleta, que hoje em dia é um dos meus principais meios de transporte, costumo praticar corrida e musculação. A corrida entrou na minha vida em um momento estressante, no qual eu precisei até mesmo perder peso. Cheguei a participar duas vezes da Corrida de São Silvestre, em São Paulo e, este ano, no mês de agosto, consegui completar os 42 quilômetros da maratona de João Pessoa, na Paraíba. O meu maior prêmio tem sido os benefícios que venho sentindo, diariamente, em relação à minha saúde física e mental”, afirma.

Psiquiatra do HSM é um dos principais incentivadores da prática esportiva. Recentemente, ele completou a maratona de João Pessoa, na Paraíba

O psiquiatra tem incentivado os colegas de profissão e de trabalho a buscarem esse estilo de vida mais saudável. “Depois que começamos a nos encontrar para praticar esportes, até o clima da Residência Médica no hospital ficou diferente, pois ampliou o senso de amizade, de integração e de admiração entre residentes e preceptores”, conta Lima.

A médica Ianne Karoline Rolim, de 27 anos, que está se especializando em Psiquiatria no HSM, revela que a rotina cansativa dos plantões fez com que ela deixasse de lado a atividade física. Mas, com o incentivo do grupo Kmentais, ela tem tido o apoio que precisava para voltar a se exercitar. “Consegui correr meu primeiro quilômetro. Foi um dia muito importante e que eu intitulo como o meu dia D de abandono ao sedentarismo. Já consigo perceber os efeitos imediatos do retorno à prática de atividade física, como melhora do sono, maior disposição e melhor concentração. Atualmente, tenho praticado musculação e intercalado alguns dias com caminhada e corrida leve, com o objetivo de me preparar para o primeiro desafio do grupo, uma grande corrida de rua, que ocorrerá no dia 17 de setembro”, destaca.

A médica Ianne Karoline se uniu ao grupo do hospital e já vem sentindo os efeitos positivos com a prática de esportes

O psicólogo Wesley Ramos, que também é coordenador do Serviço Ambulatorial do HSM e um dos adeptos da prática esportiva, reforça a importância da atividade física para a saúde mental. “A prática regular de exercícios físicos tem inúmeros benefícios não apenas para o corpo, mas também para a mente, incluindo a liberação de endorfinas que melhoram o humor, reduzem o estresse e a ansiedade, aumentam a autoestima e ajudam na qualidade do sono, além do aumento da sensação de bem-estar geral”, orienta.

O psicólogo Wesley Ramos é adepto a corrida e reforça que a prática regular de exercícios físicos melhora a saúde mental em vários aspectos

Os efeitos das atividades físicas na saúde mental podem variar de pessoa para pessoa. Algumas relatam sentir melhorias logo após uma única sessão de exercício, devido à liberação imediata de endorfinas. “No entanto, para experimentar benefícios consistentes e duradouros, muitos especialistas sugerem praticar exercícios regularmente por pelo menos algumas semanas. Com o tempo, você pode perceber melhorias no humor, redução do estresse e aumento da sensação de bem-estar”, frisa Ramos.

O horário mais indicado para praticar exercícios pode variar, de acordo com a preferência individual. “Alguns acham benéfico fazer exercícios pela manhã para iniciar o dia com energia e melhorar o humor. Outros preferem exercitar-se à tarde ou à noite, como forma de aliviar o estresse do dia. O importante é escolher um horário que se encaixe na sua rotina e permita consistência”, recomenda o psicólogo.