Referência em atendimento psiquiátrico, HSM celebra 61 anos de assistência à saúde mental da população cearense

22 de março de 2024 - 10:50 # #

Assessoria de Comunicação do HSM
Texto: Milena Fernandes
Fotos: Hiane Braun (casa civil)
Arte gráfica: Brauliana Barbosa

Completando 61 anos de assistência neste sábado (23), o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e integrante da rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), é referência no atendimento em Psiquiatria no Estado. O HSM dispõe de uma Emergência 24h para pacientes com transtornos mentais graves e que estejam em crise, além de 180 leitos de internação, sendo 160 para tratamento de pacientes com transtornos mentais gerais e 20 para dependentes químicos. O hospital também se destaca no atendimento ambulatorial, atendendo à população com 27 ambulatórios especializados nos mais diversos transtornos.

Em 2023, o HSM realizou 22.448 atendimentos na Emergência, 2.525 internações e 16.593 assistências ambulatoriais. Os casos mais comuns atendidos na emergência do HSM foram os transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool, cocaína, múltiplas drogas e substâncias psicotrópicas, seguidos pelos casos de esquizofrenia, psicose, transtorno afetivo bipolar e depressão.

Além da assistência realizada na emergência e no internamento, a unidade presta acompanhamento especializado para pacientes que necessitam de tratamento psiquiátrico para evitar hospitalização. A unidade possui dois hospitais-dia: o Elo de Vida, que atende pacientes com dependência química, e o Lugar de Vida, para pacientes com transtornos mentais que apresentam quadro de saúde estável. Nessas unidades, o paciente passa o dia todo em atendimento multidisciplinar, retornando para casa no final do dia. Em 2023, os dois hospitais-dia atenderam 328 pacientes.

Nesses 61 anos de existência, o Hospital de Saúde Mental vem evoluindo e, nos últimos anos, o foco tem sido o cuidado humanizado e holístico juntos aos pacientes

O diretor-geral do HSM, Davi Queiroz de Carvalho Rocha, destaca a vocação do hospital com o compromisso de cuidado humanizado com a saúde mental. “A sociedade mudou nesses 61 anos, passamos por uma pandemia recentemente e a maneira como a sociedade se comporta entre si e como vê a saúde mental tem mudado bastante nesse período e o hospital precisou se adequar às novas demandas da sociedade”, analisa.

De acordo com o psiquiatra, a diminuição do estigma, que ainda existe, fez com que fôssemos mais observados, mais acionados e mais cobrados, o que gerou evolução dos processos de trabalho. “Temos ficado cada vez mais próximos da sociedade, tanto nas articulações com o território,  quanto através dos nossos serviços de atendimento domiciliados, nossos hospitais-dia. Destacamos ainda a diminuição do tempo de permanência do paciente no hospital, devido ao avanço dos novos tratamentos e de novos serviços que são criados para dar conta dessa demanda que vem sendo modificada”, afirma.

O Hospital de Saúde Mental atua como apoio aos leitos psicossociais criados no interior do estado do Ceará e na articulação com Ministério Público e órgãos competentes para a desinstitucionalização das pessoas que estão nos manicômios judiciários, além de facilitar o retorno das pessoas internadas no hospital para suas casas. “Isso tudo é possível porque essa articulação foi demandada pelos novos tempos. Nesses 61 anos, o HSM é um ‘senhor’ que continua cada vez mais atuante, trabalhador e cuidadoso com os cearenses”, avalia Queiroz.

Humanização na saúde mental

Ao longo desses 61 anos, não só o hospital tem passado por mudanças, mas o cuidado de enfermagem em saúde mental vem também evoluindo. “Antigamente, o cuidado da enfermagem em saúde mental possuía caráter meramente curativo. Atualmente, a enfermagem em saúde mental atua de forma multidisciplinar, trabalhando em conjunto com psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais para oferecer um atendimento completo e personalizado”, comenta a enfermeira e presidente da comissão gestora interdisciplinar do HSM, Renata Pinheiro.

A gestora explica que existe um olhar holístico e centrado no paciente. “Esses profissionais contribuem para a promoção do bem-estar psicológico e emocional dos indivíduos, auxiliando no enfrentamento dos desafios e na conquista de uma melhor qualidade de vida. Não é raro você encontrar algum membro da equipe de enfermagem hoje, no hospital, que traz uma caixinha de som pra colocar as músicas preferidas de um paciente, na tentativa de lhe trazer algum conforto e bem-estar. Isso demonstra o olhar humanizado da enfermagem para além da administração de medicamentos”, ressalta.

Ensino e Pesquisa

O Hospital de Saúde Mental destaca-se também no Ensino e na Pesquisa. A especialização em Psiquiatria do HSM é referência no Norte e no Nordeste e existe há 45 anos, com 218 psiquiatras formados até hoje. Por ano, são formados 10 residentes em psiquiatria e dois residentes em psiquiatria da infância e adolescência. A Residência em Psiquiatria coordena o atendimento ambulatorial psiquiátrico, atendendo crianças, jovens, adultos e idosos.

Nos ambulatórios, são acompanhados pacientes com transtornos mentais de diferentes diagnósticos e estágios de gravidade. Esta assistência é prestada pelos médicos que estão se especializando em Psiquiatria, residentes do HSM, sob a supervisão de preceptores da Residência Médica. De acordo com o psiquiatra Alexandre Sampaio, coordenador da Residência em Psiquiatria do HSM, por meio deste programa é possível desenvolver o ensino, a pesquisa e assistência. No ensino, temos utilizado novas tecnologias de avaliação que vão além das competências técnicas, passando também pela ética, comunicação, trabalho em equipe e profissionalismo”, frisa.

O Hospital de Saúde Mental foi inaugurado no dia 23 de março de 1963. O fundador foi o psiquiatra Suliano Filho. A unidade assistencial da Secretaria da Saúde do Estado é especializada em psiquiatria

No Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Profissional (Ceap) são recebidos, por ano, cerca de 1.100 alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Serviço Social para realização de estágios no HSM.

“Além de acolhermos os alunos e contribuirmos com a formação acadêmica, também recebemos projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em nossa instituição. Em média, anualmente, são 20 projetos, que vão desde trabalhos de conclusão de curso até teses de mestrado e doutorado. Esses projetos abordam uma variedade de temas, como gestão, educação, epidemiologia, autismo, inclusão da comunidade LGBTQIA+, dependência química, doenças psiquiátricas, entre outros”, afirma Rafaela Tavares, coordenadora da Comissão de Estágios.

Nos últimos dois anos, o HSM também vem se destacando na área da educação permanente, através de cursos de capacitação, simpósios, mostras e jornadas científicas. Em 2022, foram registradas duas publicações de livros, como o “Praticas de Saúde Mental em Pauta” que reúne artigos sobre assistência e inovações em saúde mental, e o “Guia Prático de Psiquiatria” com considerações práticas sobre os principais transtornos mentais. Em 2023, durante a 8ª Jornada Científica do HSM com o tema “Saúde Mental no mundo pós-pandemia” foi possível reunir profissionais e estudantes de diversas áreas de atuação, com publicação dos trabalhos em Anais, além do lançamento do livro “Saúde Mental: um olhar multidisciplinar do cuidado”.