HSM abre inscrição para grupo terapêutico voltado a mulheres com ansiedade

20 de julho de 2023 - 16:16 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Kelly Garcia
Foto: Brauliana Barbosa
Artes gráficas: Brauliana Barbosa e Josias Jeronimo

 Mulheres que participarem da palestra passarão por uma triagem e podem integrar o grupo terapêutico para tratar a ansiedade

Até o próximo dia 25, o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) recebe inscrições para a palestra “Como enfrentar a ansiedade?”, a ser ministrada pela psicóloga Carla Simões e a psiquiatra Loraine Matos, preceptora da residência médica daquela unidade hospitalar. O evento ocorre no dia 26 de julho e podem participar mulheres com mais de 18 anos, mediante a inscrição gratuita no link. Após a apresentação, ocorrerá uma triagem das participantes para o grupo terapêutico Narrativas, voltado especificamente para mulheres com esse transtorno de saúde mental.

Em 2020, o primeiro ano da pandemia de covid-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou cerca 25%, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde. No Brasil, um estudo do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), realizado entre maio e junho de 2020, apontou que as mais afetadas emocionalmente com a pandemia foram as mulheres, respondendo por 40,5% de sintomas de depressão, 34,9% de ansiedade e 37,3% de estresse.

De acordo com Loraine Matos, esses altos índices motivaram a escolha do público feminino como alvo desse novo grupo terapêutico, mas em breve outros grupos devem ser formados. “Escolhemos dedicar um grupo a mulheres como um primeiro passo para a manutenção de grupos terapêuticos nos ambulatórios gerais do hospital. O futuro é a formação de grupos diversos”, explica.

Durante a triagem, as participantes serão atendidas por psicólogos e psiquiatras do ambulatório do Hospital. “Na triagem, as mulheres passarão por uma psicóloga e uma psiquiatra que irão avaliar se, de fato, elas têm um diagnóstico de que precisam participar do grupo terapêutico, com um diagnóstico de ansiedade, de depressão ou qualquer outra classificação”, esclarece o coordenador do Serviço Ambulatorial do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, psicólogo Wesley Ramos. Os atendimentos estão previstos para começar a partir do primeiro dia de agosto.

Segundo a psiquiatra, além da sobrecarga feminina, com o acúmulo de muitos papéis na família e trabalho, outro fator que influi no agravamento da ansiedade nas mulheres, é a violência. “A pesquisadora Valeska Zanello, da UnB [Universidade de Brasília] aponta que a violência contra a mulher tem uma alta correlação com transtornos mentais comuns. Então, a questão de gênero e do machismo estrutural é também um assunto sobre saúde mental”, diz.

Tratamento

A ansiedade que provoca adoecimento é multifatorial com influências genéticas, ambientais, sociais e culturais. Entretanto, por ela estar presente em vários momentos da vida sem necessariamente ser um transtorno, muitos pacientes têm dúvidas sobre qual o momento ideal para buscar ajuda.

Loraine Matos destaca que, como muitos sintomas na saúde mental, a ansiedade deve ser vista com mais cuidado quando começa a prejudicar a qualidade de vida. “Se os pensamentos de preocupações e os planejamentos estão dominando seu dia, é uma boa ideia procurar atendimento para uma avaliação”, ressalta.

Entre as atitudes e hábitos que fazem a diferença na melhora da saúde mental, estão a prática de exercícios físicos, alimentação saudável e terapia, fundamentais no tratamento e melhora dos sintomas ansiosos.

O tratamento da ansiedade é feito de maneira integrada e abrange vários aspectos do indivíduo. “É fundamental a prática de exercícios físicos, alimentação adequada, terapia e uma dinâmica de vida que permita tempo para lazer. Isso perpassa uma política pública que permita à população ter acesso à educação, saúde, moradia, saneamento e cultura. Não há como falar de cura em um sintoma tão vital e humano como a ansiedade, mas um controle que proporcione uma qualidade de vida adequada”, esclarece.

Serviço:

Palestra “Como enfrentar a ansiedade?”
Local: Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM)
Horário: das 13h às 17h
Inscrição gratuita com vagas limitadas no link:
Grupo Narrativas: como enfrentar a ansiedade?