Residentes de Ortopedia e Traumatologia do HGF são aprovados para obtenção de título de especialista

20 de março de 2023 - 14:38 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Felipe Martins
Fotos: Felipe Martins e Arquivo Pessoal


Programa de residência em Ortopedia e Traumatologia do HGF tem formato integrado referência no Brasil

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), celebra a aprovação de todos os médicos do programa de Residência Integrada em Ortopedia e Traumatologia (Riot) da unidade na prova da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). O exame, realizado anualmente pela instituição, confere aos profissionais o título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (Teot).

“É uma prova de titulação muito difícil e essa aprovação completa dos nossos residentes é o coroamento do esforço aplicado há mais de 30 anos neste hospital”, destaca o preceptor da residência e coordenador do serviço de Ortopedia do HGF, Manuel Diógenes. A primeira turma de residentes de Ortopedia da unidade foi iniciada em 1976. Em 1990, as atividades de Traumatologia foram adicionadas ao programa por meio de parceria com outras instituições públicas do Ceará.

“Como o HGF não tem Traumatologia, o nosso residente passa um período de atuação no Instituto Dr. José Frota (IJF) [órgão vinculado à Prefeitura de Fortaleza]. Da mesma forma, os residentes do IJF, como a instituição não tem Ortopedia, passam pelo nosso serviço”, explica Diógenes. Com esse formato integrado, o programa de Residência em Ortopedia e Traumatologia do HGF, pontua o médico, é referência para todo o Brasil.
Exame nacional é pré-requisito para continuidade no programa

A prova da SBOT é feita pelos profissionais após o terceiro ano de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia, sendo condição para ingresso no quarto ano. “É a partir da prova que o residente pode continuar e escolher se quer se especializar em cirurgia de mão ou de joelho, por exemplo. Se não passar, fica engessado”, ressalta o preceptor. O resultado da 52ª edição da prova foi divulgado no último dia 11. Dos 950 inscritos, apenas 58% foram aprovados.

“Ser residente não é fácil, é desgastante, mas traz um engrandecimento pessoal e profissional, além de novas perspectivas dentro do mercado de trabalho”, garante a residente Gisele Diógenes (na foto ao lado), aprovada no exame.

Após o período de 2020 a 2023 atuando no HGF, a médica se prepara para ingressar no quarto ano da residência em Curitiba, no Paraná. Sinto-me bem capacitada para este novo desafio, e muito dessa confiança devo ao meu período de aprendizado no HGF”, enfatiza.

Também foram aprovados no teste da SBOT os residentes do HGF Caio Lúcio Alencar de Andrade e Cláudio Sousa Prado Filho.