Solenidade marca atividades do CEO Centro em prol da população com deficiência

16 de dezembro de 2022 - 17:10 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Evelyn Barreto
Fotos: Mariane Dantas


Centro de Especialidades Odontológicas no Centro de Fortaleza atende a casos mais graves e promove assistência qualificada a PCDs

O dia 16 de dezembro marca o fortalecimento e o reconhecimento do Centro de Especialidade Odontológica (CEO) Centro, em Fortaleza, um dos três equipamentos do tipo sob administração da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) outros 22 são geridos por consórcios públicos. Em evento realizado no auditório da unidade nesta sexta-feira (16), foram comemorados os dez anos do início dos atendimentos às pessoas com deficiência (PcDs) sob anestesia geral, a implantação da assistência com sedação consciente para este público, a reabertura e os 46 anos do Centro de Estudos Dr. Wilson Dias, além da posse da nova diretoria. A solenidade reuniu profissionais e usuários do serviço.

Presente na cerimônia, o titular da Sesa, Carlos Hilton Soares, afirmou que os trabalhos realizados no CEO são a prova de que os serviços em prol das pessoas com deficiência têm sido ampliados no Ceará. “Na década de 1980, era muito difícil a gente ter um resultado como o que estamos vivenciando hoje. Todos esses reconhecimentos são conquistas que têm o mérito da comunidade que faz a saúde bucal no Estado e que beneficiam toda a população cearense”, avaliou o odontólogo.


Pacientes contemplados pelo serviço vão desde os que têm transtorno psiquiátrico, como transtorno do espectro autista (TEA), ou com severas restrições físicas e mentais

O CEO é referência em atendimentos odontológicos como tratamento de canal, de gengiva, cirurgias, extrações de dentes sisos e implantação de próteses. O equipamento promove, ainda, capacitações para profissionais e contribui com o processo de educação em saúde por meio de estágios para alunos de instituições de ensino locais.

“Os profissionais precisam de constante capacitação. A assistência sob anestesia geral decorre de atendimentos ambulatoriais das pessoas com deficiência realizados na nossa unidade e que, por comorbidades ou outros fatores, precisam dessa técnica. Porém, ela ainda envolve uma delicadeza, então, alguns desses pacientes podem ser atendidos a partir de agora com uma estratégia intermediária: a sedação consciente”, pontuou a diretora do CEO Centro, Marieta Sales.

Atenção à população com deficiência

Nesse serviço, os pacientes contemplados vão desde os que têm transtorno psiquiátrico, como o transtorno do espectro autista (TEA), ou com severas restrições físicas e mentais. O fluxo de atendimento inicia a partir da triagem junto à equipe multiprofissional, composta por dentistas e médicos, e continua com a realização dos exames realizados nos hospitais Geral Dr. César Cals (HGCC) e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), ambos da Rede Sesa. Os procedimentos cirúrgicos no CEO Centro são feitos às terças e sextas-feiras.


“O Levi é grande fã da Ivete Sangalo e, antes de qualquer procedimento, a equipe coloca as músicas para recebê-lo”, contou a mãe do jovem, a psicóloga Lair Lima

A atenção e o cuidado na assistência vai desde a acolhida de pacientes e familiares até a conclusão da cirurgia. Lair Lima, de 46 anos, psicóloga e mãe de Levi, de 21, comprova isso. O jovem fez uso dos serviços diversas vezes para restaurações profundas e limpezas, e teve de recorrer ao uso da anestesia geral. “O atendimento do CEO é maravilhoso e o acolhimento da equipe foi um ponto importante nisso. O Levi é grande fã da Ivete Sangalo, então, antes de cada procedimento, a equipe colocava as músicas para tocar, para ele se familiarizar e ficar mais tranquilo”, contou. “A angústia durante a cirurgia é grande. Saber que meu filho vai estar em boas mãos acalenta”, acrescentou.

Novo serviço de sedação consciente

A implantação do serviço de sedação consciente surge justamente na perspectiva de tranquilizar os familiares por meio de uma abordagem de relaxamento e conforto. Esse trabalho é feito a partir da inalação de óxido nitroso — combinado com oxigênio.


A sedação consciente visa ao relaxamento e ao conforto de pacientes durante procedimentos cirúrgicos

Durante a intervenção, o paciente fica consciente, responsivo aos comandos verbais e aos estímulos físicos, e com respiração espontânea. Esse procedimento é importante sobretudo para aqueles com dificuldade de relaxamento e que precisam fazer raspagens, extrações ou restaurações.

“Estamos iniciando hoje essa técnica. Nós já temos pacientes oriundos do serviço ambulatorial que necessitam de anestesia geral e essa é uma nova metodologia possível”, explicou Marieta Sales.

Reabertura do equipamento de capacitação

Durante a solenidade, foi realizada a reabertura do Centro de Estudos Dr. Wilson Dias, fechado em decorrência da pandemia da covid-19. O espaço completou 46 anos e busca viabilizar a capacitação de servidores, profissionais da Saúde e usuários do serviço.