HMJMA disponibiliza exames de imagem e laboratoriais de forma on-line

4 de novembro de 2022 - 15:27 # # # #

Assessoria de Comunicação do HMJMA
Texto e fotos: Diana Vasconcelos


Acesso ao laudo pode ser feito em até três dias úteis

O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), agora oferece resultados de exames laboratoriais e de imagem de forma on-line.

“É melhor, mais prático. Não tenho que tirar um dia para vir a Fortaleza só para pegar meu exame. E meu médico é na minha cidade”, avalia Maria do Socorro Andrade Coelho do Nascimento, de 59 anos. Moradora de Tejuçuoca, a paciente esteve na unidade para realizar uma densitometria óssea.

Por mês, cerca de 3.600 exames são feitos no Centro de Imagens do HMJMA. Mais da metade é referente a pacientes do interior cearense. “A entrega dos resultados pela internet é uma maneira de facilitar a logística. O paciente vem uma vez para fazer o exame e já sai com as imagens em mãos. Pela internet, pode-se acessar e imprimir o laudo em três dias úteis”, explica a servidora Lucelene Melo, que atua junto à coordenação do setor.

O serviço oferece pelo menos dez tipos de exames de imagem, como ultrassonografia, densitometria óssea, tomografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, mamografia, raios-X, biópsia de próstata e biópsia de tireoide.

Pacientes que passam pelo Centro de Imagens do hospital deixam a unidade com um documento contendo dados do teste realizado, número de um protocolo, QR Code e instruções para baixar o aplicativo no qual os laudos estão disponíveis. O sistema permite impressão.

Laboratória de Análises Clínicas

O Laboratório de Análises Clínicas do HMJMA também se modernizou. Pacientes que fazem algum tipo de coleta no equipamento têm acesso aos resultados em ambiente virtual. “Facilitou bastante, porque o paciente não precisa mais se deslocar até aqui”, afirma a coordenadora do setor, a farmacêutica bioquímica Mônica de Arraes Cavalcante.

Além de oferecer o acesso on-line, o laboratório disponibilizou um número de WhatsApp para contato. Caso haja alguma dificuldade para acessar o exame, pode-se pedir ajuda por meio do aplicativo. As informações são confidenciais.

A paciente Maria Rosely Rosa de Souza, de 48 anos, se prepara para uma cirurgia na unidade e aprovou a tecnologia. “Eu moro em Fortaleza, então, pra mim, é fácil vir aqui, mas para muita gente não é”, argumenta. O laboratório soma cerca de 12 mil exames por mês – de mais de 140 tipos de análises. O acesso aos serviços é feito por encaminhamento via Central de Regulação.