Cuidando de Quem Cuida: HMJMA realiza corrida neste domingo (29)

26 de outubro de 2023 - 11:35 # # #

Assessoria de Comunicação do HMJMA
Texto: Suzana Mont'Alverne
Arte gráfica: Iza Machado

O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) realizará no próximo domingo, 29 de outubro, a primeira edição da Corrida Cuidando de Quem Cuida. A atividade visa promover saúde e bem estar aos trabalhadores da unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a seus familiares por meio da prática da atividade física.

Serão quatro quilômetros de percurso, com largada em frente ao HMJMA, na rua Princesa Isabel, finalizando na avenida Duque de Caxias. Os participantes puderam escolher entre corrida e caminhada e o percurso de um, dois ou quatro quilômetros.

Para a diretora técnica do HMJMA, Angela Mapurunga, a atividade, além de incentivar a prática de exercícios, proporcionará melhorias na cultura organizacional do hospital. “A ideia é abrir espaço para a descontração. Será um momento leve e que ampliará positivamente as relações entre todos”, diz.

A corrida marca também o encerramento das atividades da primeira gincana do projeto Cuidando de Quem Cuida, que este ano teve o tema de responsabilidade social. A gincana dividiu os profissionais em três equipes (azul, branca e preta), que, ao longo dos meses, organizaram-se para arrecadar alimentos, roupas, brinquedos, fraldas, produtos de higiene, dentre outros.

Para a diretora-geral do HMJMA, Silvana Furtado Sátiro, o empenho dos colaboradores perpassa diretamente na atenção e cuidados com a população mais carente. “Atingimos números de doações surpreendentes. Nossos profissionais têm fortes valores humanitários. Desde o início do ano, unem-se para arrecadar mantimentos para diferentes instituições filantrópicas”, explica.

Foram arrecadadas quase três mil fraldas, mais de mil produtos de higiene, mais de 500 pacotes de alimentos não perecíveis, quase duas mil peças de roupas e quase 90 frascos para armazenamento de leite materno. As doações foram destinadas a instituições filantrópicas. O projeto teve ainda uma tarefa extra direcionada ao programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado. O HMJMA arrecadou mais de 4 mil quilos de arroz.

Atividades

Após a corrida, os colaboradores serão recepcionados com muita música e atividades de cuidado. A corrida conta com apoio do Governo do Ceará, por meio da Casa Civil, Instituto Vou, Companhia de Água e Esgoto (Cagece), Polícia Militar e Serviço Social do Comércio (Sesc).

Serviço

Corrida Cuidando de Quem Cuida
Data: 29.10.2023
Local: Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (Rua Princesa Isabel, 1596 – Centro)
Largada: 7 horas