Telessaúde da Sesa realiza primeira teleconsulta com interno de unidade prisional

13 de outubro de 2022 - 17:16 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde do Estado
Texto: Evelyn Barreto
Fotos: Ascom/Divulgação


Até então, somente interconsultas tinham sido efetuadas pelo serviço, quando há discussão de casos e abordagens entre profissionais e gestores da Saúde

Criado para que trabalhadores, profissionais e gestores da Saúde possam discutir procedimentos clínicos, ações e processos de trabalho, o Núcleo de Telessaúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou, pela primeira vez, atendimento virtual de um paciente – a chamada teleconsulta. O processo inédito na plataforma ocorreu durante assistência a um interno da unidade prisional Hospital Geral e Sanatório Penal Professor Otávio Lobo (HGSPPOL), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, no início deste mês. Até então, somente interconsultas, quando há deliberação de abordagens entre profissionais e gestores da área, tinham sido efetuadas pelo serviço.

A teleconsulta contou com a participação da médica da unidade prisional, Maiara Pegado, e da médica neurologista Karoline Mororó, do Telessaúde, além do paciente. “Há um ano, mais ou menos, o interno começou a perder a força e a sensibilidade dos membros inferiores e isso se agravou perceptivelmente. Em maio deste ano, ele passou a ter dificuldades para urinar. Essa fraqueza começou a atingir os membros superiores”, detalha Maiara Pegado.

LEIA TAMBÉM: Interconsultas entre profissionais somam mais de 600 atendimentos em 2021 e evitam em 72% o número de encaminhamentos desnecessários

A avaliação de um médico especialista se torna imprescindível para a busca do diagnóstico final. “Além de coletar toda a história junto ao paciente e com a médica generalista, conseguimos contribuir com um olhar mais aprofundado em relação ao caso. Pude direcionar ao exame neurológico e orientar a forma mais adequada de realização. O atendimento teve um impacto muito expressivo na conduta do paciente porque acabamos por ter mais clareza da história clínica, com os detalhes do ponto de vista neurológico, das alterações neurológicas, bem como definir quais exames ainda são necessários, tudo em tempo real. É uma iniciativa excelente”, destaca Karoline Mororó.


Na teleconsulta, o paciente teve acesso a dois olhares clínicos de forma simultânea

A presença das duas profissionais é mais um destaque para a metodologia utilizada, já que são dois olhares clínicos, um de quem está ao lado do paciente e outro que, de forma remota, traz uma segunda opinião. “Muitas pessoas podem dizer que a telemedicina encontra fragilidade na falta do exame físico, no entanto, quando contamos com o olhar atento do médico da unidade, que acompanha semanalmente aquele interno, nós conseguimos reunir contexto e histórico do paciente e levá-lo ao especialista de forma mais efetiva”, pontua Allan Denizard, médico da Família e Comunidade.

Atualmente, os internos têm assistência de atenção primária com médicos, enfermeiros e psicólogos. Em alguns equipamentos, a população carcerária tem acesso a equipes ampliadas, com profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. “Quando os atendimentos da atenção primária exigem um olhar especialista, temos de encaminhar para a secundária. Esse fluxo via teleconsulta, que não é burocrático, mas ágil, evita encaminhamentos desnecessários às unidades de saúde especializadas”, continua Denizard, que também atua no sistema prisional.

De acordo com o médico, o atendimento pioneiro vai abrir caminho para o mapeamento de outros possíveis casos. “Estamos, atualmente, fazendo o levantamento dos internos que estão aguardando na fila a avaliação de um especialista. O ponto principal é conseguirmos mapear quais desses podem ser beneficiados com a metodologia de teleconsulta”, sublinha. A identificação possibilita que eles sejam retirados da lista de espera do atendimento presencial e tenham assistência garantida com antecedência, sem necessidade de deslocamento, via Telessaúde.

Telessaúde

O Núcleo de Telessaúde da Sesa viabiliza, prioritariamente, a interação entre profissionais e gestores atuantes em todos os níveis de atenção à saúde. Até agosto deste ano, o serviço realizou 1.322 atendimentos.

LEIA TAMBÉM: Entenda o papel da Central de Regulação da Saúde do Ceará no acesso à assistência

São disponibilizados especialistas em 24 áreas médicas, além de Odontologia e Enfermagem. “O Telessaúde possui várias atividades. A Saúde Prisional chega em algumas delas, como na Regulação, e vai para a Central Ambulatorial. Nesse caso, é a primeira vez que acontece uma teleconsulta, que é quando reunimos um paciente com dois profissionais simultaneamente e somamos esses dois olhares”, destaca a assessora técnica da Central de Regulação Ambulatorial do Estado, a enfermeira Natália Lima.

Serviço

Teleconsultoria para trabalhadores, profissionais e gestores da Saúde
Plataforma Saúde Digital
WhatsApp: (85) 98974-5572
Telefone: 0800.280.5110