Sesa inicia operação fumacê em Fortaleza nesta segunda (7); Capital será o sexto município a receber a ação neste ano

7 de março de 2022 - 13:55 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa


Nos quatro bairros de Fortaleza, a operação vai ocorrer em três ciclos, sendo o primeiro entre 7 e 10 de março, outro de 14 a 17, e o último começando no dia 21 e terminando no dia 24

Fortaleza será o sexto município a receber a operação fumacê (Ultra Baixo Volume – UBV) no Ceará em 2022. A ação, realizada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), será iniciada nesta segunda-feira (7), nos bairros Luciano Cavalcante, Jardim das Oliveiras, Cidade dos Funcionários e Parque Manibura, e segue até o dia 24. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) solicitou o serviço após observar crescimento nos índices de arboviroses deste ano, na comparação com 2021.

A prevenção às arboviroses (dengue, chikungunya e zika) no Ceará tem como fundamentais ações a eliminação do mosquito Aedes aegypti e o impedimento de sua proliferação. “Nesse contexto, a pulverização do fumacê se mostra eficaz para combater o mosquito. Para isso, é fundamental que a população abra portas e janelas para que a ação tenha efeito. É importante destacar que o produto pulverizado não traz nenhum dano para a saúde de humanos, animais de estimação ou plantas”, destaca Ricristhi Gonçalves, secretária executiva de Vigilância e Regulação em Saúde da Sesa.

Nos quatro bairros de Fortaleza, a operação vai ocorrer em três ciclos, sendo o primeiro entre 7 e 10 de março, outro de 14 a 17, e o último começando no dia 21 e terminando no dia 24. Os profissionais com carros pulverizadores estarão espalhando o produto numa área de 684 quarteirões pela manhã (das 5h às 8h30) e à tarde (das 16h às 20h).

Fumacê no Estado

Na segunda quinzena de fevereiro, Barbalha foi a primeira cidade do Ceará a receber a operação fumacê em 2022, por ter a maior incidência de notificações de arboviroses à época. Depois dela, a vizinha caririense Juazeiro do Norte e os municípios serranos de Aratuba, Pacoti e Mulungu também solicitaram o serviço à Sesa.