Com Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, Ceará tem unidades de alta complexidade nas cinco Regiões de Saúde

26 de novembro de 2021 - 09:45 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Texto: Daniel Herculano
Fotos: Calors Gibaja e Tatiana Fortes


Quando estiver em pleno funcionamento, o HRVJ terá 304 leitos e equipes multiprofissionais com 31 especialidades

O Governo do Ceará entregou, nesta quinta-feira (25), o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte. Com a unidade, o Estado proporciona à população de todas as cinco Regiões de Saúde o acesso a hospitais regionais de alta complexidade. A inauguração contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela e do secretário da Saúde do Estado, Marcos Gadelha. O novo equipamento atenderá, preferencialmente, 550 mil cearenses dos 20 municípios da região, e é um marco para a descentralização da assistência em saúde de qualidade.

“A região ganha hoje o que há de melhor em unidade hospitalar no País. Aliás, o Ceará é reconhecido como Estado que tem uma das melhores estruturas públicas de saúde do Brasil. Isso quem está dizendo é o Banco Interamericano de Saúde. Mas eu sei que o Estado precisa fazer muito mais, mas nós já lançamos os Programas Cuidar Melhor, Plantão Cirurgias 24 Horas, pois a pandemia reteve muito dessas cirurgias eletivas. Por isso, colocamos R$ 100 milhões a mais para zerar as filas de cirurgias eletivas no Ceará. Inclusive, esse hospital aqui fará cirurgias eletivas. Esse hospital vai atender à região; muitas vezes, as pessoas tinham de ir a Fortaleza. O objetivo do Estado é que 90% das demandas de saúde das próprias regiões sejam atendidas nos hospitais regionais”, ressaltou o governador, que informou também que a contratação dos profissionais beneficiou os moradores do Vale do Jaguaribe.

O HRVJ se integra à rede da assistência da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que já conta com unidades de alta complexidade nas Regiões de Fortaleza, Cariri, Norte e Sertão Central. Localizado no Km 190 da rodovia BR-116, no município de Limoeiro do Norte, a nova estrutura ocupa uma área de quase 30 mil metros quadrados (m²) e contará, inicialmente, com 60 leitos de internação/enfermaria nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Psiquiatria, dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cinco acomodações de apoio, além de Centro de Imagem com exames laboratoriais, endoscopia, raio-x, ultrassonografia, tomografia computadorizada, hemodinâmica e ressonância magnética.


Nova estrutura atenderá cerca de 550 mil pessoas de 20 municípios da região

“A entrega do HRVJ é um momento extremamente marcante na história do Vale do Jaguaribe, que consolida o processo de regionalização da Saúde no Ceará. Assim, a gente dá acesso a serviços de alta complexidade na região, sem a necessidade de uma transferência para Fortaleza. Além disso, essa obra gera emprego e renda para as pessoas. Ao fazer a visita nas dependências do hospital, eu e o governador perguntávamos de onde cada pessoa era, e a maioria das pessoas que vão trabalhar nesse hospital são pessoas que residem na região. Traz também desenvolvimento e mais saúde para as pessoas do Vale do Jaguaribe”, disse o titular da Sesa, Marcos Gadelha.

Para Izolda Cela, o momento é de celebrar essa entrega tão importante. “É um equipamento que vai salvar vidas e proporcionar mais conforto para a população. Camilo Santana é um homem de compromisso, mas que conta com a colaboração de tantos, pois uma das coisas que o nosso governo consegue é agregar forças e colaboração. Temos tantas pessoas aqui presentes, deputados estaduais e um federal, e teve apoio do então senador Eunício Oliveira, que contribuiu muito naquele momento com a liberação de recursos. Agora, temos de agradecer também aos responsáveis pela obra, o superintendente da SOP [Secretaria de Obas Públicas do Ceará], Quintino Vieira, os trabalhadores, que colocaram cada tijolinho nesse hospital e que vão poder se beneficiar dele também. Por fim, quero desejar para a equipe de todos que vão trabalhar aqui uma boa sorte, que sejam abençoados e que atendam à população com competência, com mais humanidade”, pontuou a vice-governadora.


Mais serviços serão implementados em fases posteriores, considerando a complexidade na implantação de um hospital com o porte do HRVJ. Para isso, a Sesa segue um plano de abertura com tecnologia avançada e recursos humanos especializados, dividindo as etapas progressivas de atendimento médico hospitalar baseadas em critérios conforme a necessidade regional, a fim de garantir qualidade dos serviços oferecidos, otimização de custos, segurança e continuidade na assistência.

Alta complexidade

Quando estiver em pleno funcionamento, o HRVJ terá 304 leitos e oferecerá à região emergência e urgência, ambulatório, centro de imagem e diagnóstico, centro de parto, centro cirúrgico, enfermarias clínica, cirúrgica, traumatológica e pediátrica. Terá, ainda, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal e UTIs Neonatal, Pediátrica e Adulta, além de espaço para ensino e pesquisa.


A estrutura hospitalar possibilita quadro de equipes multiprofissionais com 31 especialidades médicas (Anestesiologia; Cardiologia – Clínica e Cirúrgica; Cirurgião Bucomaxilo; Cirurgia Geral; Cirurgia Vascular; Cirurgia Oncológica; Cirurgia Cabeça e Pescoço; Clínica Médica; Dermatologia; Endocrinologia; Endoscopia Digestiva e Respiratória; Gastroenterologia; Gineco-Obstetrícia – Clínica e Cirúrgica; Hemodinamicista; Mastologia; Medicina Intervencionista; Nefrologia – TRS; Neonatologia; Neurologia; Neurocirurgia; Neuropediatria – fila de espera; Oftalmologia; Oncologia Clínica; Otorrinolaringologia; Pediatria – Clínica e Cirúrgica; Psiquiatria; Pneumologia; Reumatologia; Radiologia; Traumato-Ortopedia; Urologia).


A família da dona de casa Júlia da Silva mora ao lado do novo equipamento e comemora a chegada do hospital para evitar que a população da região tenha de se deslocar para outros municípios

Para Júlia da Silva, que mora ao lado do HRVJ, esse equipamento é um presente de Deus, feito pelas mãos de Camilo Santana. “Um dia, eu sonhei que chegaria um hospital aqui para nossa região, e eu acordei olhando para o que era só mato aqui do lado de casa, e logo depois começaram a construir esse hospital. Hoje, inauguraram, e vai servir para um monte de gente, para as pessoas que iam para outras cidades nas proximidades ou mesmo para a Capital, que agora não precisam mais. Temos o nosso próprio hospital aqui do lado. Além disso, movimentará mais a nossa economia. Nossa família tem um trailer de lanches, e o movimento será muito positivo para todos”, avaliou.